Filhos

Veja como escolher a melhor pomada para assadura

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Pomada para assadura é um item indispensável para qualquer mãe com bebê pequeno em casa. Esse tipo de creme previne o surgimento de manchas vermelhas na pele da criança, situação que causa desconforto e aumento da sensibilidade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a dermatite de fralda, nome técnico da assadura, é uma inflamação muito recorrente em bebês causada pela umidade e pelo contato constante com substâncias encontradas na urina e nas fezes. Por isso é tão comum que os pequenos apresentem alteração na pele do bumbum, coxas e região genital.

pomada para assadura

Na hora de escolher a pomada, opte por aquela com menos substâncias químicas. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados na prevenção de assaduras

Uma das formas de prevenção contra o aparecimento das manchas avermelhadas e irritação na pele do bebê é a boa higiene e a troca de fraldas constante. Quando há indícios de que a região pode estar sensível, é preciso fazer o uso da pomada para assadura.

Esse tipo de medicamento é recomendado pelos médicos para a prevenção e para o tratamento da dermatite. Cada pomada indica na embalagem se é preventiva ou se age no combate às manchas, sendo que algumas têm ação dupla.

Em geral, a pomada para assadura é composta por agentes super-hidratantes, emolientes e protetores. As fórmulas devem ser simples e livres de produtos químicos não recomendados para bebês, que tem a pele muito sensível. Peça a indicação para o pediatra do seu filhote sobre qual produto ele indica, além de como e quando usar.

Outra recomendação que auxilia no tratamento é aumentar a frequência da troca de fraldas quando a pele está sensibilizada, para evitar o contato com as substâncias que causam a assadura. Quando for conveniente, você também pode deixar o bebê por alguns minutos livre de qualquer contato na região genital, para que a pele possa respirar.

Como escolher a pomada para assadura

Cada fabricante possui uma fórmula única em seus produtos. Alguns ainda oferecem várias versões da mesma marca e os ingredientes podem variar. Lembre-se que a pele dos pequenos é muito sensível, então quanto menor a lista no verso da caixa, menor a quantidade de químicos na pomada para assadura.

A maioria das opções encontradas nas prateleiras das farmácias possui óleos, que hidratam a pele, vitaminas A, E ou D, que ajudam a nutrir e diminuir a irritação, e outros ingredientes que formam camadas protetoras na pele. Como a região é delicada, cada criança responde de maneira diferente a cada pomada para assadura.

A dica para saber o qual é a melhor pomada para assadura é testar. Se o seu filho não se adaptar a determinada marca, tente outra e observe.

Se a vermelhidão das assaduras não passar com o uso de pomada e com a higiene correta, é melhor que você leve o filhote ao médico. Em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos para o alívio dos sintomas e da irritação. Um bebê saudável e tranquilo garante a sua segurança e noites bem dormidas para você e para o seu filho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!