Filhos

Para animar a criançada: Jogos, brincadeiras e atividades para crianças a partir dos 10 anos

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Passar o tempo com crianças é ótimo, podemos colocar nossa criatividade em ação e aprender diversas coisas com elas. Mas não é raro nos surpreendermos com a quantidade de energia delas.

atividades para crianças

Para passar um tempo agradável com seus filhos, netos, sobrinhos é importante que você já tenha em mente algumas atividades para crianças já planejada, dessa maneira você ajuda a criança a canalizar a energia em coisas saudáveis. A partir dos 10 anos o foco da criança muda e ela começa a se interessar por atividades mais complexas, o que deve ser levado em consideração para que a criança não perca o interesse pela atividade proposta e se divirta.

Além disso, pediatras recomendam que a partir dos 10 anos façam pelo menos 60 minutos de atividades para crianças por dia.

Pensando em tudo isso separamos algumas opções de atividades para crianças a partir dos 10 anos, que podem te inspirar.

Atividades para crianças a partir dos 10 anos

-Bola da pergunta
Pegue uma bola de praia e faça os jovens escreverem perguntas nela ou escreva todas as perguntas sozinho. Elas podem ser sérias, engraçadas ou uma mistura de ambos. Elas precisam ser bastante abertas e incentivar o diálogo. Todos se sentam em um círculo e uma pessoa começa jogando a bola para outra pessoa, que deve pegá-la. Em seguida, eles devem ler a pergunta escrita debaixo de seu polegar e responder. Depois, jogam a bola para outra pessoa e assim o jogo continua. Essa é uma das atividades para crianças  que faz com que elas conversem e riam enquanto aprendem coisas novas sobre os amigos.

-Caça ao tesouro
A caça ao tesouro é uma das atividades para crianças mais dinâmicas pois normalmente é feita em equipe. Dê várias dicas durante a brincadeira, como pistas escritas ou fotos. Ou inclua atividades em que é preciso tirar fotos de itens ou onde cada equipe deve filmar coisas, situações e cenários listados em um papel. Escolha o que for mais adequado e viável ao seu grupo de jovens.

-Twister

Pegue um jogo de “Twister” e deixe as crianças se divertirem fazendo contorcionismos engraçados. As regras são simples, basta colocar a parte do corpo designada na cor correta, conforme indicado na roleta que acompanha o jogo, e não cair durante a brincadeira. Veja quem sai o campeão do “Twister” e depois jogue novamente para dar aos outros uma segunda chance.

-Festa da dança

atividades para criançasCrianças de todas as idades adoram dançar. Abra um espaço onde as crianças possam tocar suas músicas favoritas e dançar à vontade. Se não tiver um rádio por perto, configure um iPod com alto-falantes conectados a uma base de encaixe. Ou pode até mesmo ligar a televisão e procurar alguns vídeos de música. Outra opção é trazer uma máquina de karaokê e deixar as crianças se revezarem cantando as suas canções favoritas, enquanto os outros se divertem e dançam junto.

-Brincadeira de se fantasiar
Os jovens de hoje, tanto meninos quanto meninas, gostam de se produzir. Monte um espaço com materiais de beleza, roupas engraçadas ou fantasias essa é uma das atividades para crianças onde eles podem soltar a imaginação.

-Torneio de “Wii Sports”
Videogame é uma febre, o segredo é saber usa-lo da maneira correta.Se você tiver um videogame Wii, inicie um torneio esportivo. Os jogos de esportes são fáceis de usar, por isso mesmo alguém que nunca tenha jogado antes pode ter uma chance. Veja quem pode derrubar o maior número de pinos de boliche no Wii, faça algumas batidas no jogo de beisebol, balance sua raquete no tênis, dispute pela a maior pontuação no golfe ou desafiem uns aos outros em um esporte diferente e fiquem se revezando para jogar com o vencedor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

Ajude a turbinar a imunidade das crianças.

4 brincadeiras para avós e netos

Qual é a melhor brincadeira para cada idade?

4 atividades divertidas entre irmãos

4 atividades divertidas para crianças com autismo

7 benefícios do videogame para o seu filho

Jogos, brincadeiras e atividades para jovens