Filhos

Descubra como lidar com a criança que mente em casa e na escola

Por Redação Doutíssima 08/08/2014

Todos conhecem a história de Pinóquio, o boneco de madeira que virou um menino e que a cada vez que contava uma mentira seu nariz ficava maior. Na infância, o ser humano ainda não tem claro o que é real e o que é fantasia. Essa imaginação é essencial para que, mais tarde, a criança aprenda a diferenciar o que de fato acontece do que é pensamento. A criança que mente pode fazer isso sem maldade, mas é importante que não se torne algo algo rotineiro.

criança-que-mente

Criança que mente pode fazer isso sem maldade, mas não deve ser algo rotineiro. Foto: Shutterstock

Criança que mente pode usar ato como defesa

Até os cinco anos de idade, os pequenos não conseguem diferenciar fantasia de realidade. A partir dos sete anos, a criança que mente já pode estar agindo de forma a se defender das consequências de algum ato.

Nessa, fase a criança começa a ter uma percepção melhor do mundo ao seu redor e de suas obrigações sociais, podendo começar com pequenas mentirinhas intencionais.

Fique atento ao comportamento de seu filho em relação aos seus colegas de escola. Se, por ventura, ele aparecer com algum material que não o pertence, pergunte a ele quem deu e se ele agradeceu. Repita a pergunta depois de algum tempo e compare as respostas.

A criança que mente pode se atrapalhar com perguntas abertas e com espaço de tempo entre elas, já que a capacidade de construir os fatos não está totalmente formada.

Como mudar os hábitos da criança que mente

– Em hipótese alguma utilize violência física contra uma criança, isso pode causar traumas muito grandes a ela e prejudicar a formação do caráter.

– Não dê castigos muito severos nem grite com o seu filho. Crianças que têm na mentira um hábito podem fazer isso para se livrar da punição dos pais. Logo, se ele souber que o castigo não vai ser exagerado, isso pode fazer com que ele se encoraje a assumir o que fez e contar a verdade.

– A criança que mente deve ser, na medida do possível, conscientizada das consequências que a mentira contada pode ter. Principalmente no ambiente escolar, as crianças tendem a esconder certas atitudes que cometem e colocar a culpa em outras pessoas.

– É importante que os pais expliquem para seus filhos que eles não gostariam de ser acusados por algo que não fizeram, e ensinem eles a não agir desta forma. Seja compreensivo com as atitudes erradas que seu filho venha a ter, mas mostre que tudo que se faz na vida tem algum tipo de consequência.

– Dê exemplo ao seu filho, evitando mentir na presença dele. A criança que mente com frequência pode estar copiando a atitude dos pais. Situações simples, como pedir para ele atender ao telefone e dizer que você não está, ou mentir sobre o motivo de algum atraso, podem causar consequências na formação da criança.

Apesar de parecerem situações inofensivas, a criança passa a assimilar isso como uma atitude normal e pode ser uma espécie de porta de entrada para que ela passe a contar mentiras maiores. Sem contar que ao cobrar seu filho sobre uma mentira ele pode lhe retrucar dizendo que você fez o mesmo em determinada ocasião.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!