Filhos

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê

Por Redação Doutíssima 02/04/2014

Através de brincadeiras, o bebê aprende a entender o mundo. Muitas mamães se perguntam que tipos de atividades elas podem fazer durante os primeiros 12 meses do bebê, de forma divertida, mas também que contribua para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.

12 primeiros meses do bebê

Veja aqui dicas de brincadeiras adequadas para cada fase, durante os primeiros 12 meses do bebê:

 

1 mês:

No primeiro mês, a visão do bebê se torna cada vez mais nítida e ele já consegue reconhecer os mais próximos. Os brinquedos vão servir para estimular os sentidos e o movimento do bebé que, com o tempo, tentará alcançá-los e agarrá-los. O ideal são brinquedos com texturas e cores diferentes e que façam diferentes sons. Uma ótima dica é cantar acrescentando o nome do bebê na música.

2 meses

No segundo mês, a percepção do bebê está se tornando mais aguçada. Ele começa a descobrir as mãozinhas. Nessa fase, ele começa a agarrar os objetos e levá-los à boca. A boca do bebê é uma das maneiras que o ajuda a conhecer o mundo.

3 meses: 

Nessa fase, o bebê se diverte em brincar de esconde-esconde com a mãe. Esconder o rosto com as mãos ou se esconder atrás de um objeto, por exemplo. Outra brincadeira estimulante é mostrar objetos coloridos e afastá-los do bebê para que ele tente pegá-los. Falar com ele bem de pertinho também vai ajudá-lo a perceber as sílabas e estimular a fala. Também neste período, ele já começa a descobrir os pezinhos e a tocar os calcanhares.

4 meses: 

Por volta do quarto mês, a musculatura do bebê já está mais desenvolvida. Ele já rola para os lados e senta com ajuda de algum apoio. Você pode fazer brincadeiras que estimulem o bebê a rolar para os lados. Estire um tecido no chão, por exemplo, e brinque com ele, estimulando seus movimentos.

5 meses:

A audição do bebê está mais desenvolvida e ele tem capacidade de reconhecer o próprio nome. Balançar um molho de chaves, cantar uma música ou bater palmas são ótimas brincadeiras. É normal que a criança morda objetos nesse período, ou até mesmo o seio durante amamentação.

primeiros 12 meses do bebê

6 meses: 

Brincar com uma bola de plástico mole ou tecido, jogando na direção do pequeno, é uma boa ideia para essa fase. Aos poucos, ele vai aprender a jogar de volta. As crianças a partir dos 6 meses também já conseguem segurar objetos maiores, puxá-los e soltá-los no chão. Blocos para que seu filho possa batê-los um contra o outro e colocar dois objetos simultaneamente nas duas mãos são ótimas dicas.

7 meses:

O bebê já consegue sentar e começa a apoiar as mãos no chão para se apoiar melhor. Seus ossos e musculatura estão mais rígidos. Geralmente a criança também começa a utilizar o polegar e o dedo indicador para pegar objetos menores, como também para bater palminhas. Bata palmas com ele, ao mesmo que você canta uma música que envolva movimentos.

12 primeiros meses do bebê

8 meses:

As brincadeiras de esconder funciona super bem nesse fase, pois o bebê se diverte muito. Deixar o bebê sentadinho, rodeado de brinquedos é um belo estímulo. Logo ele vai começar a sair em busca do que lhe interessa com as próprias pernas, ou seja, engatinhando.

.9 meses: 

A partir de agora, ele já consegue pegar objetos bem menores com o polegar e o indicador, passando a explorar bastante todo o espaço em sua volta. Então fique de olho! Este é o momento em que seu bebê pode fazer alguma arte em um piscar de olhos.

10 meses:

O bebê geralmente escolhe alguns objetos de estimação, que podem ser associados à figura materna. Essa pode ser uma das características principais da fase: um apego repentino a um bichinho de pelúcia, a um determinado pano ou brinquedo. Simbolicamente, a criança passa a carregar o objeto consigo, como se tivesse sua mãe sempre pertinho quando ele está mais ansioso.

11 meses:

Brinquedos com rodas para puxar e empurrar, blocos para empilhar e outros brinquedos com movimento são muito interessantes para o bebê de 11 meses. Ele vai gostar de transportar brinquedos e outros objetos pela casa e de tirá-los e colocá-los na caixa repetidamente.

12 primeiros meses do bebê

12 meses:

Mostrar livros e revistas e contar histórias curtas para que ele reconheça objetos, animais e partes do corpo. Os bebês já são capazes de folhear livros de tecido, por exemplo. Nessa idade, a criança também já consegue usar papel e giz de cera atóxico. Ensine-a a rabiscar e colorir. É uma excelente forma de estimular a coordenação motora da criança.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações 
4 dicas de brinquedos ideais para bebês de 2 meses 
8 dicas de brinquedos ideais para bebês de 12 meses
6 dicas de brinquedos ideais para bebês de 4 meses 
4 dicas de brinquedos ideais para bebês de 8 meses 
5 brincadeiras em família para todas as idades
4 brincadeiras para avós e netos