Dica do Nutricionista

Salve a romã! Fruta é aliada na prevenção e combate a várias doenças

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

A romã é uma fruta completa para a manutenção da saúde. Rica em polifenóis, ela possui um alto poder antioxidante, três vezes maior que o do vinho, do chá verde ou da maçã. A fruta também é conhecida por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Por isso, o que você está esperando para incluí-la em sua dieta? Se você já provou, sabe que a romã é uma fruta muito saborosa e pode trazer muito benefícios para a sua saúde.

romã

Famosa por seus antioxidantes, romã é aliada da prevenção de doenças cardíacas. Foto: Shutterstock

Propriedades nutricionais da romã

As romãs são famosas pelos seus antioxidantes. Além disso, a fruta é rica em vitamina C, cerca de 100ml de suco de romã possui 16% das necessidades diárias de uma pessoa adulta. Também é uma fonte de vitamina B5 (ácido pantotenico), os fenóis naturais, potássio e vitaminas E, A e ácido fólico.

A fruta é composta de 80% de água, que contém 15% de açúcar e 3% de fibras e apenas 65 calorias em 100 gramas da fruta. Assim, pelo seu baixo teor calórico, suas propriedades e por possuir fibras, é recomendada em muitas dietas, para garantir a ingestão de muitas vitaminas, mas com poucas calorias.

Essa fruta pode ser consumida de várias maneiras. Você pode comê-la ao natural, em saladas e sucos, mas também pode acrescentá-la em molhos para acompanhar carnes assadas e até mesmo em sobremesas.

Benefícios do consumo da romã

Evita doenças cardíacas

Um único copo de suco de romã tem mais antioxidantes e polifenóis do que o chá verde e o vinho tinto. Essa fruta também é uma fonte de fibra dietética, juntamente com um composto que se encontra apenas na fruta, os chamados punicalaginas. Estes nutrientes tornam esse alimento uma potente arma para reduzir os níveis de colesterol e prevenir as doenças cardíacas.

Previne o câncer

Alguns estudos indicam que os antioxidantes e polifenóis presentes na romã podem ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas e impedir a sua propagação.

Melhora a imunidade

Comer romã é uma ótima maneira de aumentar a sua imunidade, pois a fruta é rica em vitamina C. Um sistema imunológico saudável irá manter longe a maioria das doenças e infecções, já que o seu corpo se torna forte o suficiente para lutar contra elas.

Aumenta a libido

De acordo com uma pesquisa realizada pela Queen Margaret University, um copo de suco de romã consumido diariamente ajudou a impulsionar os níveis de testosterona em homens e mulheres. Isso faz dela um afrodisíaco natural que pode apimentar a sua vida sexual.

Fonte da juventude

Você já se perguntou por que envelhecemos e como a nossa pele desenvolve rugas e outros sinais? Bem, a resposta é simples. A culpa pelos danos é dos radicais livres, que afetam as suas células. A romã é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres. Portanto, comê-la mantém a sua pele brilhante e radiante por muito tempo.

Ajuda a prevenir o estresse

De acordo com um estudo realizado pela Queen Margaret University, beber suco de romã pode ajudar a reduzir significativamente os níveis de estresse. O estudo concluiu que pessoas que o ingerem apresentam níveis mais baixos de cortisol – também conhecido como o hormônio do estresse.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!