Dica do Nutricionista

Conheça alguns alimentos cancerígenos e veja como evitá-los

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

Uma das doenças mais temidas da atualidade, o câncer, assusta pelo grande número de pessoas que atinge e de forma crescente. Vários fatores são indicadores como “causadores”, mas já é sabido que a alimentação assim como influencia na prevenção da doença, pode fazer o efeito contrário. Existe uma série de alimentos cancerígenos que devem ser evitados.

 

alimentos cancerigenos

Cachorro quente é um dos alimentos que podem causar malefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Carnes processadas entre alimentos cancerígenos

 

Os embutidos como presunto, mortadela, salsicha, linguiça, bacon, entre muitos outros, apesar de saborosos são considerados alimentos cancerígenos pelos aditivos que recebem.

Os químicos e conservantes que as carnes recebem para se manter boas para oconsumo por mais tempo são muito perigosos. Isto porque estes ingredientes possuem o alcatrão, mesma substância da fumaça do cigarro.

O mesmo cuidado vale para os produtos muito salgados, enlatados, defumados e conservas. Além do alcatrão, estes alimentos possuem grande quantidade de nitratos e diversas outras substâncias que são associadas a vários tipos de tumores, por isso são alimentos cancerígenos.

Além disto, ajudam a elevar o colesterol e a pressão, causam retenção de líquido, entre outros malefícios.

Quando os grãos são processados para resultar nas farinhas brancas, perdem suas qualidades naturais e ainda é aplicado um tipo de gás de cloro para que a cor fique branca. Esse produto é altamente perigoso e por isto, as farinhas brancas estão na lista dos alimentos cancerígenos.

Açúcar na lista dos alimentos cancerígenos

 

Além de sofrer refinamento semelhante à farinha, o açúcar pode ser muito prejudicial à saúde, elevando os níveis de insulina. Ele é um alimento cancerígeno pois as células que formam os tumores se alimentam do açúcar presente na corrente sanguínea. Bolos, refrigerantes, sucos, cereais, são alguns alimentos muito consumidos e que carregam grande dose de açúcar.

Pessoas diabéticas, com restrição de açúcar ou que estão fazendo dieta acabam apostando no adoçante artificial como uma troca ao açúcar. O efeito deste consumo é péssimo para a saúde.

Os adoçantes são associados a diversos tipos de doença e é considerado um alimento cancerígeno. Isto porque este produto contem uma substância terrível chamada DKP, e o processamento desta é ligado a tumores, inclusive cerebrais.

Alimentos diet

 

A indicação deste tipo de comida é de que possui adoçantes artificiais, citados acima. Um deles é o aspartame. Diversos estudos indicam que o consumo é prejudicial à saúde e doenças como o câncer. Procure consumir produtos in natura, sem açúcar ou adoçantes.

Saborosos e muito consumidas, as pipocas próprias para micro-ondas são vilãs da saúde. O material que reveste o saco contém uma substância química chamada ácido perfluorooctanoic (PFOA), encontrada em objetos com Teflon. Este composto aumenta o risco de tumores de diversos tipos.

Além disto, a pipoca é recheada de conservantes, corantes e aromatizantes artificias e cancerígenos. Como se ainda não bastasse, este tipo de pipoca tem uma dose enorme de sal, que todo mundo sabe ser extremamente prejudicial à saúde.

Batatas chips

 

Este salgadinho consumido inclusive por crianças possui acrilamina, corantes, conservantes e outras substâncias químicas em doses generosas. Risque este alimento do lanche das crianças (e do seu) e encontre opções mais saudáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!