Dica do Nutricionista

Guloseimas de fim de semana: que impacto elas têm na sua dieta?

Por Redação Doutíssima 07/10/2014

Você decidiu fazer dieta e passa a semana inteira seguindo uma alimentação rigorosa. Mas nos finais de semana você tira um dia para comer tudo o que quiser, pensando que os quilos perdidos não vão voltar e que o simples fato de comer algumas guloseimas de fim de semana não irá comprometer o seu esforço. Mas será que é verdade?

guloseimas-de-fim-de-semana

Práticas como o “Dia do Lixo” podem prejudicar sua saúde. Foto: Shutterstock

Muitas pessoas chamam esta folga na dieta de “dia do lixo“, no qual se permitem comer alimentos que não são liberados nos outros dias. Essa é uma questão polêmica entre os especialistas em nutrição, já que a prática é recomendada por alguns e muito criticada por outros.

Por isso, veja como comer guloseimas de fim de semana pode prejudicar a sua dieta e reconsidere a ideia de ceder às tentações.

Guloseimas de fim de semana prejudicam o corpo

Quando você muda drasticamente a maneira de comer, é preciso um processo de adaptação para isso acontecer. Por exemplo, se você estiver fazendo uma dieta cetogênica, que é baixa em carboidratos, seu corpo irá precisa de certos hormônios e também aumentar a produção de enzimas para fazer uso da gordura como fonte primária de combustível.

Se você continuar comendo guloseimas de fim de semana, vai evitar essa adaptação metabólica – que pode nunca se completar totalmente. Além disso, quando você abandona a dieta padrão e começa a comer outros alimentos, pode levar algum tempo para que o seu paladar se adapte novamente.

Algumas pessoas comem como se não houvesse amanhã, e isso pode arruinar os resultados de uma semana de dieta rigorosa em uma única refeição. Quer ver? Se você comer em um dia tudo o que você sente vontade, irá consumir cerca de 3 a 4 mil calorias em um único dia, o que equivale a dois dias das necessidades básicas para um adulto.

Culpa após as guloseimas de fim de semana

Um fato importante sobre comer guloseimas de fim de semana, fugindo da dieta, é que você irá se sentir culpada depois de comer. Enquanto você está degustando os seus pratos favoritos, com certeza você estará sentindo prazer, mas logo após virá uma sensação de arrependimento. Principalmente devido ao inchaço ocasionado por alimentos ricos em gorduras.

Por isso, antes de comer um belo hamburguer com batata frita e refrigerante, veja se realmente você vai se sentir plenamente satisfeita depois. Um sorvete ou uma pizza podem parecer alimentos ou refeições deliciosas, mas comer estas guloseimas de fim de semana pode não ajudar a acelerar o seu metabolismo, que é uma das estratégias para acelerar a perda de peso.

Em vez disso, você deve planejar estrategicamente as escolhas alimentares. De acordo com especialistas, carboidratos e alimentos ricos em proteínas aumentam a leptina, hormônio responsável pela aceleração do metabolismo, enquanto a gordura e o álcool não provocam mudança alguma.

Ou seja, se você quiser comer algumas guloseimas no final de semana, não esqueça de que algumas podem ser melhores que outras, por isso, não desligue completamente da sua dieta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!