Cabelos

Fios saudáveis precisam de uma raiz do cabelo forte. Veja como cuidar

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Os nossos cabelos podem sofrer vários problemas, como queda, quebra, caspa e descamação. Quando isso acontece, recorremos a inúmeros produtos que prometem soluções. No entanto, distúrbios capilares podem ser sintomas que indicam que a sua raiz do cabelo não está saudável. Por isso, são sinais de alerta para que você comece a cuidar melhor dela.

raiz-do-cabelo

Cuidados com raiz do cabelo irão variar de acordo com o tipo de couro cabeludo. Foto: Shutterstock

Tipos de raiz do cabelo e cuidados

Veja quais os principais tipos de couro cabeludo e quais os cuidados necessários com a raiz do cabelo:

Couro cabeludo normal

Quando seu cabelo fica longe da oleosidade apenas no primeiro ou segundo dia após a lavagem, seu couro cabeludo é normal. Por isso, seu cabelo pode variar de oleoso a seco se você não tiver estes cuidados:

Lave o seu cabelo, com shampoo e condicionador à base de ervas, duas vezes por semana.

– Faça um tratamento à base de óleo quente uma vez por mês, para estimular a hidratação natural. Mas se você não quer usar óleos, basta massagear o cabelo com água morna. A pressão física aplicada na massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

– Trate seu cabelo para uma máscara de óleo de abacate e oliva, uma vez por mês, para dar mais brilho ao cabelo. Primeiro, amasse um abacate maduro, adicione meia xícara de leite de coco e uma colher de sopa de azeite de oliva e misture bem. Aplique esta mistura no cabelo seco e deixe por 30 minutos. Depois, use o shampoo e condicionar em seu cabelo normalmente.

Couro cabeludo oleoso

Ao contrário da crença popular, a raiz oleosa é a mais propensa à caspa e à descamação. O excesso de óleo que as glândulas sebáceas produzem tendem a acumular-se em torno da raiz do cabelo, obstruindo dos poros. Assim, o cabelo se torna pesado e sem movimento. Para melhorar a raiz com oleosidade você deve:

– Lave seu cabelo todos os dias, com um shampoo neutro adequado para cabelos oleosos. Se você sofre com caspa, use umas duas vezes na semana um shampoo anticaspa. O condicionador é opcional, mas você deve evitar que entre em contato com a raiz.

– Não aplique nenhum tipo de produto oleoso no cabelo. Além disso, evite escovar o cabelo muitas vezes ao dia, já que desta maneira as glândulas sebáceas podem ser estimuladas.

– Para controlar o excesso de oleosidade na raiz, faça uma mistura de limão e flor de hibisco com duas colheres de sopa de requeijão. Aplique em seu cabelo como uma máscara. Deixe por cerca de 20 minutos, em seguida, enxágue e lave normalmente.

Couro cabeludo seco

Um couro cabeludo seco provoca coceira e descamação constante, deixando o cabelo áspero, sem brilho e com frizz. Isso acontece porque o óleo secretado pelas glândulas sebáceas é insuficiente. Se você tiver o couro cabeludo seco e quer que a raiz do cabelo seja forte e saudável, siga estas dicas:

–  Procure diminuir as lavagens do cabelo. Use shampoo apenas duas vezes na semana e procure produtos que contenham óleos naturais. Para condicionar o seu cabelo, use um bom condicionador para hidratar a raiz.

– Faça um tratamento de óleo aquecido toda semana para estimular as glândulas sebáceas. Massageie a raiz do cabelo para estimular a secreção de óleo.

Algumas pessoas também sofrem com a raiz oleosa e as pontas secas:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!