Cabelos

Caspa no inverno: por que a doença é mais frequente no frio?

Por Dra. Livia Pino 08/07/2014

O frio está aí e com ele muitas pessoas começam a sofrer com a descamação do couro cabeludo. Entenda porque é mais comum ter caspa no inverno e saiba como tratar o problema. 

 

caspa no inverno

Foto: Shutterstock

 

Caspa no inverno

 

Muitos pacientes com vergonha de ter a roupa com aquele “pó” indesejável como se fosse uma farinha. Mas o que é a caspa? Caspa é o nome popular para dermatite seborreica. Apesar de muito antiga, esta “doença” não tem causa exata conhecida, e, portanto, não conhecemos a solução 100% eficaz para seu tratamento.

Este problema decorre da descamação acompanhada de oleosidade excessiva do couro cabeludo, sendo um distúrbio crônico e surge com frequência nas áreas que possuem muitas glândulas sebáceas (couro cabeludo, face, orelhas, tronco). Estas áreas podem ficar avermelhadas, com descamação, crostas (casquinhas) e até mesmo coçar muito.

 

O que pode causar a caspa?

 

Quanto a causa, ainda desconhecemos. Porém, sabemos que está relacionado com a presença de um fungo. Acredita-se que exista causa genética para a atividade exacerbada das glândulas sebáceas e da presença do fungo.

Além disso, outros fatores parecem estar associados à piora da caspa: infecções por alguns vírus, estresse, algumas doenças como Parkinson, clima frio e seco (por isso é mais comum que as pessoas tenham caspa no inverno), testosterona (hormônio masculino, por isso homens podem ter mais caspa que a mulheres).

Antigamente se acreditava que a falta de higiene era causa da caspa. Mas não é! Porém, a falta de higiene pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e consequentemente piorar a caspa. Como é uma doença crônica, não temos tratamento que acabe de vez com a caspa. Mas nem tudo está perdido! Conseguimos controlar bem esta condição! Para isso, é necessário avaliação e acompanhamento por um profissional capacitado, que neste caso é o dermatologista.

O tratamento é feito com xampus a base de substâncias como piritionato de zinco, ciclopirox olamina, ácido salicílico, entre outras. Além disso, algumas soluções de remédios específicos podem ser utilizadas para diminuir a sensação de coceira. De qualquer forma, evitem a automedicação! Procure um dermatologista e converse com ele sobre o tratamento mais indicado para seu caso, mesmo que você tenha o incômodo da caspa no inverno apenas.

 

Algumas dicas para evitar a caspa no inverno:

 

1 – Evite excesso de condicionadores e cremes no couro cabeludo, pois isto pode aumentar a oleosidade e piorar a caspa;

2 – Evite coçar e nunca arranque as “casquinhas”. Isto pode ferir o couro cabeludo e provocar infecções;

3 – Não passe muitos dias sem lavar o couro cabeludo. Isto pode aumentar a oleosidade e piorar a caspa.

Então queridos leitores, não sigam qualquer receita d de amigos ou vizinhos. Procure um médico de confiança e faça o tratamento mais adequado para seu caso.

 

ostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

 Como dar mais volume aos cabelos finos

4 Dicas para reduzir o volume dos cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Dicas para uma hidratação saudável dos cabelos

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Por que os cabelos caem

Como evitar cabelos danificados no verão

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Como cachear os cabelos em casa

Atrizes de Amor à Vida revelam os cuidados com os cabelos, veja!

Cabeleireiros revelam seus segredos contra cabelos ressecados

Conheça os segredos dos cabelos da Cléo Pires

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

7 Péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos