Beleza > Cabelos

Quer um look moderno? Saiba como aderir aos dreadlocks

Por Redação Fortíssima 25/07/2016

Ao pensar em dreadlocks, a única imagem em sua mente é a de um visual estilo rastafári tradicional? Hora de abandonar esse conceito. Atualmente, o penteado com dreads ganha releituras mais urbanas e contemporâneas, presentes em diferentes estilos. Para quem é fã de street style, trata-se de uma alternativa para renovar o visual.

Prova de que eles são sinônimo de originalidade é o fato de que algumas das celebridades mais badaladas já aderiram ao look: Cleo Pires, Brad Pitt e Shakira fazem parte da lista. Recentemente, a atriz Letícia Lima também exibiu seu novo visual com tranças coloridas no Instagram. Ela repaginou o penteado para filmar um longa-metragem.

dreadlocks

Atriz Letícia Lima está com dreads coloridos. Foto: Instagram, Reprodução

Descubra como são feitos os dreadlocks

Para quem não abre mão de uma aparência emblemática, apostar nos dreads é uma opção para assegurar um look que não passa despercebido. Mas é preciso ter cuidado durante o processo, já que ele pode ser danoso aos fios – especialmente se mal executado. Inicialmente, a dica é procurar um cabeleireiro especialista na técnica.

Antes de fazer os dreadlocks, uma sugestão é já preparar bem os fios e redobrar os cuidados com eles. Evite lavagens diárias e faça hidratações recorrentes. Assim, as madeixas já estarão mais resistentes antes do procedimento, que consiste em torcer as mechas do cabelo da raiz às pontas.

A torção é realizada com o auxílio de uma pomada modeladora, que garante a fixação do penteado. Mas antes de aderir ao visual, é preciso ter muita certeza de que é isso que você quer: reverter o processo é difícil e quase sempre a alternativa é cortar todo o comprimento do cabelo.

Além disso, aderir aos dreadlocks exige paciência: o procedimento no salão pode levar até 12 horas. Isso sem falar que o look exige manutenção. Os fios precisam se adaptar à raiz presa. Muitos deles, quando o cabelo cresce, também descolam do couro cabeludo.

Ou seja, pode ser necessária uma visita ao salão de beleza por mês, com o intuito de torcer os novos fios. Alguns cuidados no dia a dia também são indispensáveis para manter a beleza e a higiene, como você vai ver a seguir.

Principais cuidados com o penteado

Cabelos com dreadlocks são naturalmente mais frágeis e desfiados e exigem atenção. O primeiro deles é a lavagem: as tranças devem ser higienizadas com um shampoo especial ou sabão de coco pelo menos duas vezes na semana, para manter o brilho e a beleza do penteado.

Outro cuidado fundamental é secar os cabelos após o banho. Se ficarem molhados ou amarrados por muito tempo, os dreads podem mofar – o que compromete seu aspecto estético. Por isso, nunca prenda as tranças se, ao apertá-las, você perceber que ainda soltam água.

Depois de tomar um banho de mar ou usar a piscina, é igualmente importante lavar o cabelo para retirar impurezas e não prejudicar a torção. Sim, manter os dreadlocks exige muita dedicação. Se você não tiver certeza absoluta de que deseja aderir ao visual, outra alternativa menos arriscada é apostar nos dreads artificiais, feitos com lã ou nylon.

Assim, você garante o visual arrojado na medida certa – mas sem comprometer tanto os fios. Gostou das dicas? Deixe sua opinião sobre este artigo nos comentários.