Cabelos

Saiba como dar mais brilho ao cabelo com 6 dicas rápidas

Por Redação Doutíssima 20/06/2014

Quem nunca sonhou em ter um cabelo lindo, brilhoso e sedoso, sem ter que perder horas em um salão? Descobrir como dar mais brilho ao cabelo é um desafio permanente entre as mulheres, mas que pode ser vencido com cuidados mais simples do que você imagina.

Entenda como dar mais brilho ao cabelo

Prestar atenção à forma como limpa o cabelo, utilizar produtos adequados ao tipo dos seus fios, evitar tratamentos agressivos e, até mesmo, adotar uma alimentação saudável são condutas esperadas de quem sabe como dar mais brilho ao cabelo.

Adotar cuidados caseiros é importante para dar mais brilho aos seus cabelos. Foto: Shutterstock

Adotar cuidados caseiros é importante para dar mais brilho aos seus cabelos. Foto: Shutterstock

Dicas de como dar mais brilho ao cabelo

1. Limpeza: quer saber como dar mais brilho ao cabelo? O primeiro passo é a limpeza. Para ter brilho, seus cabelos devem estar bem limpos. Para isso, é necessário que você escolha um xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Molhe os cabelos e, em seguida, dilua o xampu em um recipiente antes de passá-lo nas mechas.

Após passar o produto no cabelo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha. Na sequência, aplique o condicionador, mantendo dois dedos de distância das raízes, para evitar a oleosidade. Depois de retirar todo o condicionador, seque com uma toalha sem esfregar muito, pois o atrito irá favorecer a abertura das cutículas.

2. Use água fria: outro fator que ajuda a dar brilho aos seus cabelos é um jato de água fria. A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá o brilho, além de diminuir a oleosidade dos fios. Com as cutículas seladas, os fios ficarão com textura mais uniforme e não embaraçarão tão facilmente.

Porém, o cuidado não pode ocorrer apenas durante o banho. Quando for secar os cabelos, prefira uma temperatura média e, quando finalizar a secagem, dê um jato de ar frio. Esse método funciona da mesma forma que a água gelada.

3. Atenção aos cosméticos: esta é boa dica de como dar mais brilho ao cabelo, pois, quando entramos no mundo dos cosméticos, especialistas indicam o óleo de argan. Extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos, o óleo de argan tem na sua composição 80% de gorduras insaturadas. Isso faz dele um ótimo lubrificante e emoliente.

O óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios. O recomendável é passar o produto no cabelo seco (sempre evitando a raiz), já que a água dos fios molhados vai dissolver o produto e diminuir a eficiência.

4. Experimente o silicone: o silicone também é um ótimo produto usado para dar brilho aos cabelos. Use o produto após a secagem e você descobrirá um dos segredos de como dar mais brilho ao cabelo. Para se certificar que você está comprando um produto que contém esse ingrediente, procure nomes como “dimeticone”, “dimetilsiloxane” e “siloxane” nos rótulos.

5. Evite a exposição ao sol: outro fator que pode ser uma solução para cabelos fracos e que nem sempre as pessoas dão a devida importância é proteger os cabelos contra os raios solares. O sol excessivo provoca a o enfraquecimento e quebra das camadas das cutículas, levando a cabelos quebradiços e à eventual queda dos fios. Utilize cremes ou óleos com protetores solares.

6. Cuide do que come: se quer saber como dar mais brilho ao cabelo, não ignore a influência da alimentação. De acordo com os especialistas, a soja é uma ótima opção para as pessoas que desejam cabelos nutridos, hidratados e fortificados. O suco de soja contém baixo teor de gordura, vitamina B e é rico em proteínas e sais minerais como ferro, magnésio, selênio e zinco, essenciais para a beleza dos cabelos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos