A puberdade é uma fase de mutação corporal, onde meninos e meninas perdem as características infantis e começam a adquirir traços adultos. Ela ocorre a partir dos 9 anos de idade, e é quando meninas ganham seios, e meninos ganham pêlos e alteram a voz. Se estas mudanças apareceram antes da idade no seu filho, podem ser sinais da puberdade precoce.
O que causa os sinais da puberdade precoce
O distúrbio pode ter diversas origens, muitas ainda desconhecidas, que é o caso da maior parte das meninas que apresentam sinais da puberdade precoce. Sabe-se que meninas adotadas, com baixo peso ao nascer, obesas ou expostas a substâncias que alterem o estrogênio correm um risco de 10 a 20 vezes maior de desenvolver o distúrbio.
Ainda há casos acarretados por tumores do sistema nervoso central e nos ovários. Porém, a origem cancerígena é mais comum em relação aos meninos. Mais de 50% dos que são acometidos pela doença possuem tumores no sistema nervoso central ou nos testículos. Todas as possibilidades devem receber uma vasta investigação.
Como o nome do distúrbio mostra, a puberdade precoce é um excesso de produção hormonal que leva o corpo a ganhar forma adulta antes do tempo, portanto, a maior parte das crianças acometidas tem atitudes infantis em corpos adultos. Se você conhece alguém que possa sofrer da doença, descubra quais os sinais da puberdade precoce e tire suas dúvidas.
Identifique os sinais da puberdade precoce
Em meninas:
– Broto mamário, seguido de aumento das mamas;
– Crescimentos dos pêlos púbicos e axilares;
– Suor e odor axilar;
– Crescimento acelerado;
– Aumento da oleosidade na pele;
– Surgimento de espinhas e acne.
Em meninos:
– Aumento dos testículos;
– Crescimento de pêlos púbicos e faciais;
– Aumento da oleosidade na pele;
– Surgimento de espinhas e acne;
– Suor intenso e odor axilar;
– Crescimento acelerado e excessivo;
– Voz mais grave e tendência a agressividade.
Como se dá a investigação dos sintomas
As crianças que passam pela puberdade precoce não costumam apresentar todos os sintomas. De modo geral, apenas alguns deles se manifestam, mas devem ser verificados de modo detalhado e profundo. O pediatra que realiza o acompanhamento periódico da criança deve ser avisado, para que o diagnóstico possa ser feito.
Os sinais da puberdade precoce são investigados através de exames físicos e complementares, dentre eles os hormonais e os de imagem. Os primeiros são medidos através das taxas de hormônios no sangue e, os segundos, abrangem tomografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e radiografias de idade óssea.
Em casos onde a puberdade precoce é causada por irregularidades hormonais, a doença pode ser tratada através de medicamentos de bloqueio hormonal. Estes tratamentos, denominados análogos de GnRH, são injetados de modo intramuscular, e aplicados com periodiocidade mensal. A duração varia em cada caso, mas costuma durar até 13 anos de idade óssea.
Já para os distúrbios motivados por tumores, o tratamento ideal é a sua retirada. Medicamentos de bloqueio para a ação do estrogênio e da testosterona também são utilizados nestes casos.
Crianças que apresentam sinais da puberdade precoce precisam receber acompanhamento psicológico, devido a uma série de dificuldades que enfrentam. Costumam receber cobranças inadequadas para sua idade, motivadas pelo desenvolvimento físico avançado. Nas meninas, a gravidez precoce é uma consequência comum.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!