Filhos

6 dicas para preparar a festa infantil do seu filho sem exagerar

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

O aniversário de um filho sempre é um momento muito especial, no entanto, como fazer uma festa infantil sem que haja exageros? Com um pouco de organização, você vai ver que proporcionar um encontro alegre e divertido para seu filho e seus amiguinhos não é nenhum bicho de sete cabeças.

festa-infantil

Dê atenção a todos os detalhes e faça da festa do seu filho um encontro divertido. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar a festa infantil em 6 dicas

 

Se você não sabe por onde começar o planejamento de sua festa infantil confira algumas dicas que podem auxiliar você nesse processo.

 

1. Planejamento

 

O primeiro passo na hora de fazer a sua festa infantil é definir onde e quando vai fazer a festa. O ideal é que haja pelo menos 20 dias de antecedência, pois isso trará mais tranquilidade na hora escolher cada item.

 

Esse tempo também que seja possível pesquisar e evitar exageros na hora das compras. Você encontra tudo mais fácil, sem estresse e ainda é possível optar por botar a mão na massa e fazer a maioria das coisas em casa.

 

2. Tema da festa

 

Uma boa dica na hora de evitar exageros na festa infantil está na escolha do tema. O tema da festa fica por conta dos pais ou do filho.  Quando escolher, veja se nas lojas de festas tenha itens com o tema para decorar. Se não tiver, capriche nas cores, pois isso facilitará o seu bolso.

 

3. Lista de convidados

 

Outra forma de cortar exageros em uma festa infantil está na escolha dos convidados. Para isso, pegue um caderninho e anote o nome de todos os convidados. Depois, separe as crianças dos adultos para calcular a quantidade de lembrancinhas, de comida e de bebida que serão servidos na festa. Lembre-se que se for um aniversário de 1 aninho, irão mais adultos do que crianças.

 

4. Comida e bebida

 

É comum que na hora de montar uma festa, muitas pessoas cometam exageros por não saber calcular a quantidade de comida e bebida. Se for servir salgadinhos e docinhos é muito importante calcular a quantidade para cada pessoa para evitar desperdícios.

 

Calcule a seguinte porção individual: para adultos são em média 6 salgados, 3 doces, 5 copinhos de refrigerantes/água/suco e 1 e ½ lata de cerveja. Já as crianças consomem em média 5 salgados, 2 doces e 4 copinhos de refrigerantes/água/suco.

 

Lembre-se que essa proporção de salgados é para o tamanho normal, e não os minis. Para o bolo, calcule umas 70 gramas por pessoa.

 

5. Escolha das lembrancinhas

 

Lembrancinhas também podem ser motivos de exageros caso a escolha não seja planejada. Para isso, encomende com antecedência. Dependendo da quantidade e do modelo, leva um tempinho para ficar pronto.

 

Se você gosta de fazer as lembrancinhas em casa, se programe para dar tempo de fazer tudo. Para que não haja sobra, calcule uma lembrancinha para cada criança ou uma para cada família.

 

6. Fotos e filmagens

 

Para você aproveitar a festa infantil e ter todos os momentos mágicos registrados, contrate um fotógrafo. Caso você queira economizar nesse quesito, ou optou por uma festa menor que não justifica o gasto, chame um amigo ou alguém da família para tirar as fotos ou filmar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!