Cabelos

Tipos de cabelo: identifique os principais cuidados que seus fios necessitam

Por Redação Doutíssima 15/08/2014

Geralmente os tipos de cabelo  podem ser divididos em três: os lisos, os ondulados e os cacheados. Cada um requer um cuidado especial. Por isso, preparamos um guia prático de cuidados específicos deles. Escolha o mais adequado para você e arrase no cuidado com as madeixas.

tipos-de-cabelo

Cuidados com os fios variam conforme os tipos de cabelos. Identifique o seu. Foto: Shutterstock

Cuidados com os diferentes tipos de cabelo

Cabelo liso

De todos os tipos de cabelo, o liso é, disparado, a preferência feminina, ainda que se estime que apenas 18% da população tenha essa predisposição natural. Para ter um cabelo liso de dar inveja, invista em hidratações quinzenais, elas irão auxiliar na vitalidade dos fios e não vão permitir que a ponta fique com um aspecto esticado demais. Além disso, para cuidar das pontas, é recomendado manter uma rotina regular de corte. Cortes desconectados dão uma aparência de maior volume, realçando o liso.

O cabelo liso também dá trabalho, pois tem maior tendência à oleosidade. Para combater isso, mantenha o condicionador e o leave-in longe da raiz. Também evite pentear o cabelo mais do que três vezes por dia, visto que a escovação estimula a produção das glândulas sebáceas.

Cabelo ondulado

O cabelo ondulado tende a ser mais fino e irregular do que o liso, isso faz com que eles sejam mais secos, visto que a oleosidade não consegue chegar até as pontas. Por isso, para cuidar desse tipo de cabelo, vale a pena investir em produtos com um alto índice de hidratantes e emolientes.

Entre todos os tipos de cabelo, o ondulado é um dos mais dinâmicos. Para ele, os cremes para pentear são obrigatórios, já que facilitam o desembarace, evitam a quebra e reforçam a hidratação.

Cabelo crespo

Embora esse seja entre os tipos de cabelo o que causa maior rebeldia entre as mulheres, a valorização dos cachos está em alta. E o melhor: nem é tão difícil se você seguir essas recomendações. A começar pelo corte que deve ser levemente repicado nas pontas e que se possível, sem franja.

Hidratações e reconstruções são essenciais para deixar os cachos mais bonitos. Cabelo fino com cachos largos podem ser hidratados uma vez por semana. Já os mais ressecados e danificados, duas vezes por semana.

Hidratação para todos os tipos de cabelo

Uma boa dica relacionada ao processo de hidratação dos fios consiste em fazer uso da técnica do enluvamento. O que é isso? É o ato de passar as mãos de cima para baixo em mecha por mecha. Esse movimento é importante, pois faz com que as escamas do fio sejam fechadas, o que garante brilho e maciez.

Depois de lavar, jamais esfregue o cabelo com a toalha. Sem fazer força, apenas amasse de baixo para cima. Use e abuse também da dupla mousse e difusor para definir os cachos. Com o tempo, você pega prática no secador e faz tudo rapidinho.

Além disso, o uso de finalizadores diariamente, como leave-in e ativador de cachos está mais do que liberado. Isso porque eles ajudam a dar forma ao cabelo. O importante é ir testando até encontrar o produto ideal.

Todos os tipos de cabelo têm suas peculiaridades. Agora que você já conhece mais sobre elas, coloque em prática as nossas dicas e veja o resultado imediato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!