Cabelos

Veja 6 truques para tirar pontas duplas sem cortar o cabelo

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

Quando o cabelo começa a crescer, as pontas duplas aparecem. A origem deste problema é a falta de queratina. E há várias razões para isso: shampoos, exposição ao sol, secador, alisamento, tinturas e descolorantes podem secar o cabelo e danificar os aminoácidos dos fios.

Pontas duplas brecam crescimento do cabelo

Quando estão secos e danificados, os cabelos quebram facilmente durante a escovação. Se você acha que seu cabelo não está crescendo rápido, as pontas duplas podem ser um dos principais motivos.

pontas-duplas

Soluções caseiras ajudam a controlar pontas duplas sem precisar cortar o cabelo. Foto: Shutterstock

A maneira mais eficaz e rápida para remover pontas duplas é, obviamente, um corte de cabelo. Uma vez que as extremidades são divididas, não há muito mais a fazer, a não ser cortar.

6 truques contra pontas duplas

No entanto, antes de visitar o seu cabeleireiro, siga as dicas abaixo e veja como é possível controlar as pontas duplas e conseguir um cabelo lindo e sedoso sem cortar.

1. Use shampoo sem álcool

Evite usar shampoos que contenham álcool, pois eles ressecam o cabelo. Use produtos que contenham ingredientes naturais. Além disso, a lavagem excessiva podem deixar o seu cabelo mais seco.

Por isso, você não deve usar shampoo mais que 3 vezes por semana. É melhor lavar o cabelo em dias alternados, do que todos os dias. Além disso, não use água quente para lavar o cabelo.

2. Deixe secar naturalmente

Evite o calor, tanto quanto possível. O calor é o pior inimigo do seu cabelo, mas é difícil evitar completamente secadores de cabelo e chapinha. Por isso, o melhor é aplicar um produto protetor térmico antes de usar o calor. Mas use o secador, a chapinha ou o babyliss apenas quando for realmente necessário ou apenas para finalizar a secagem dos fios.

3. Ovo para as pontas duplas

Misture uma gema de ovo com 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel. Depois, massageie suavemente essa máscara no cabelo e cubra com uma touca de banho. Deixe-a por meia hora e lave com um shampoo suave.

Com esta máscara totalmente caseira, é possível combater as pontas duplas. Procure fazer pelos menos uma vez na semana.

4. Massageie os cabelos com óleo

A lubrificação regular pode restaurar a umidade do seu cabelo. Use óleo de oliva, óleo de amêndoas, óleo de coco, ou uma combinação desses óleos.

Aplique óleo em seu cabelo e massageie gentilmente. Deixe-a por cerca de uma hora, em seguida lave com shampoo. Se você tiver cabelos oleoso, procure outras alternativas.

5. Faça uma máscara de mamão

O mamão é rico em proteínas que seu cabelo necessita para manter seu brilho, umidade e crescimento.

Amasse 2 fatias médias de mamão com um garfo ou em um liquidificador. Depois, misture 2 colheres de sopa de iogurte natural e aplique em seu couro cabeludo e por toda a extensão dos fios. Cubra o cabelo com uma touca de banho para bloquear a umidade. Deixe-a por 30 minutos e depois lave com shampoo.

6. Use o mel como condicionador

Outro condicionador caseiro para o cabelo é o mel. Misture 2 colheres de sopa de mel em 4 xícaras de água morna e aplique em seu cabelo depois de shampoo. Deixe que o mel seque em seu cabelo e depois enxágue com água fria. O mel irá controlar as pontas duplas e o frizz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!