Filhos

Objeto de transição pode ajudar seu filho a ter mais segurança na infância

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Algumas crianças não fazem nada sem o seu brinquedo, cobertor ou bicho de pelúcia. Mas o que tem neste objeto comum este poder extraordinário? De acordo com especialistas, o poder não está no objeto em si, mas na fase de transição que o seu filho está passando. E acredite, este objeto de transição é importante para o seu desenvolvimento.

O papel do objeto de transição

Entre os 6 meses e 1 ano de idade, os bebês começam a desfrutar de uma maior mobilidade. Ao mesmo tempo, eles começam a sofrer da ansiedade de separação por esta certa independência recém-descoberta. É neste ponto que atua o objeto de transição.

O objeto de transição cumpre função no desenvolvimento saudável da criança. Foto: Shutterstock

O objeto de transição cumpre função no desenvolvimento saudável da criança. Foto: Shutterstock

Os bebês nesta faixa etária também estão começando a perceber que eles são indivíduos separados de seus pais. Mas, em um esforço para aliviar essas ansiedades, muitas crianças tentam preencher uma lacuna, escolhendo algum objeto de transição. O caso de amor com este objeto de transição pode durar apenas algum tempo, como pode durar anos.

Objeto de transição não é um problema

Não se preocupe se o seu filho é muito apegado a uma fraldinha ou a um ursinho de pelúcia: o objeto de transição não é um sinal de insegurança. A criança que procura o conforto com um objeto de transição, muitas vezes, é aquela cuja necessidade de amor e atenção foi cumprida de forma consistente por seus pais.

O objeto de transição não ajuda apenas para o desenvolvimento saudável da criança, mas ele também é útil em qualquer situação em que uma criança sente ansiedade ou estresse.

Quando seu filho está separado de você – na creche, ou quando vai ficar com algum familiar, por exemplo – o objeto de transição lhe permite levar um pedacinho de casa, através do qual ele se lembra da mamãe e do papai.

Além disso, o objeto de transição pode ajudar em novas experiências e situações estressantes. Por exemplo, ir ao médico pode não ser tão assustador se você tem o seu ursinho de pelúcia para lhe fazer companhia.

Nem todas aceitam um objeto de transição

O objeto de transição ajuda as crianças a se sentirem mais seguras. Algumas precisam e outras não. Caso a criança não se apegue a nenhum objeto de transição, isso não afetará o seu desenvolvimento.

Mas é possível também que ela não tenha gostado do objeto oferecido, por isso, tente vários tipos de objeto de transição. Por exemplo, se você deixar uma fraldinha do lado do seu filho todas as noites, logo ele vai associar aquele objeto a um momento em que ele está calmo e seguro.

Não existe idade certa para largar o objeto de transição, pois isto acontece naturalmente com o crescimento da criança. É importante os pais não pressionarem os filhos a abandonarem este item que foi tão importante para ele, o que pode ocasionar um apego ainda maior. Com a chegada da vida escolar e com novas experiências, logo o objeto de transição vai ser apenas uma boa lembrança.

Dicas para escolher o objeto de transição

– Escolha um tipo de objeto de transição que seja seguro, sem peças que possam se soltar;

– Tenha sempre um substituto idêntico;

Lave o objeto sempre que necessário.

Este vídeo da marca de fraldas Pampers explica a importância das brincadeiras envolvendo alguns objetos para o desenvolvimento infantil:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ajude seu filho a parar de chupar o dedo

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola

Medo excessivo e prolongado de ir à escola pode ser fobia

Apego: entenda o desenvolvimento sócio afetivo e da personalidade

Desenvolvimento cognitivo e intelectual: o crescimento do indivíduo e as emoções