Saúde Mental

Descubra como saber o momento ideal de ser pai

Por Redação Doutíssima 28/02/2015

Muito se fala do momento certo para ser mãe, mas a gente não pode esquecer que a gravidez também exige que se fale sobre ser pai. Afinal, um filho envolve mudanças pessoais e exige muita responsabilidade.

ser pai

Um filho exige que exista responsabilidade e maturidade por parte do pai e da mãe. Foto: iStock, Getty Images

Mudanças no momento de ser pai

A figura paterna, às vezes, é um pouco esquecida neste momento tão importante. Em alguns casos, bate aquela dúvida em relação ao fato de que será que a pessoa será um bom pai ou se é o momento certo para ser pai.

Neste momento, é preciso de calma. A paternidade requer muitas coisas. A principal delas é a maturidade. Um filho muda a vida de qualquer pessoa e, acredite, vai mudar a sua também. Ser uma figura paterna requer muitas responsabilidades e uma boa dose de empenho e dedicação.

O homem precisa auxiliar a mulher nos primeiros meses do bebê, que são bastante atribulados. Afinal, tudo ainda é muito novo para a família. Ter um filho requer alguns requisitos básicos. Leia com atenção e veja se você está apto para a grande aventura da sua vida: ser pai.

Perguntas que devem ser feitas antes de ser pai

Separamos algumas perguntas que todo o homem precisa se fazer antes de ter um filho. Confira:

1. Sou maduro o bastante para ser pai?

O ponto fundamental dessa resposta está na estrutura financeira da família. Ter um filho requer gastar menos e economizar mais. Também estão envolvidos aqui alguns sacrifícios, como saídas com os amigos.

A questão psicológica também precisa ser levada em consideração:pense se você está disposto a deixar sua vida e os seus sonhos um pouco de lado por causa desse ser que irá nascer.

2. Minhas condições atuais permitem que eu tenha um filho?

Ter um filho significa gastos, não adianta. E você precisa estar ciente deles antes de colocá-lo no mundo. Converse com a sua parceira e verifiquem, juntos, se a família comporta a chegada de uma criança.

3. Vou abrir mão de coisas pelo bem da minha família?

Ser pai é abrir mão de algumas coisas. De trocar o carro todo o ano, daquela viagem sensacional para a Europa.

4. Eu gosto mesmo de crianças?

Para ter um filho, é importante que você goste de crianças. Se tem dúvidas, passe um tempo com seus sobrinhos ou os filhos de seus amigos. Divirta-se, volte ao seu tempo de criança e veja se você está disposto a encarar essa aventura de corpo e alma.

5. Minha esposa é a mãe ideal para os meus filhos?

Você precisa saber se a pessoa que escolheu está em sintonia com você e com os seus planos. Colocar um filho no mundo une para sempre um casal, então é importante que você saiba que ela é a mulher ideal para este compromisso de toda uma vida.

6. E o triângulo amoroso?

Com a chegada do bebê, você precisará dividir a sua mulher com a criança que está chegando. Veja se você está disposto e se não vai ter crises de ciúme porque ela não está lhe dando atenção. Lembre-se sobre a maturidade que o momento exige.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros