Filhos > Saúde Mental

Drogas na adolescência – Saiba como preparar o seu filho para que ele saiba evitar as drogas na adolescência

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

Costumava haver um equívoco que só adolescentes “problemáticos” resolvem usar drogas, mas hoje em dia sabemos que não é verdade. Até mesmo as crianças estão vulneráveis aos perigos de drogas. Aqui seguem algumas dicas para você instruir seus filhos a evitar as drogas na adolescência.

 

drogas na adolescência

Evitando drogas na adolescência

 

Faça muita pesquisa sobre drogas antes de falar com seus filhos

Não acredite em nada do que os anúncios de serviços públicos ou comerciais do governo dizem sobre drogas na adolescência. Além disso, não confie em estórias dos jornais e revistas. Estes são conhecidos por exagerar os fatos sobre drogas, ou simplesmente contar mentiras. Para uma verdadeira informação e atualizada, procure por profissionais online que você seja capaz de entrar em contato na sua região e que lidam com dependência de drogas.

Certifique-se de o que você diz aos seu filho é factual e verdadeiro

Se você lhe contar que a maconha pode matá-lo, o que não pode, é muito provável que eles descubram eventualmente a verdade sobre a droga. Eles se sentirão enganados que você mentiu para eles e terá dificuldade em acreditar em outras coisas que você diz, inclusive sobre o assunto.

 

Faça o seu melhor para construir a confiança do seu filho e auto-estima por toda sua vida

As pessoas viciadas em drogas, muitas vezes tiveram infâncias difíceis, e não foram exatamente felizes. Muitos casos de drogas na adolescência ocorrem porque os jovens querem fugir de seus problemas. Basta ser justo e razoável com disciplina, e certificar-se que seus filhos sabem que você os ama.

drogas na adolescência

Se o seu filho está passando por uma experiência traumática, como a morte de um ente querido, então é uma boa idéia de colocá-lo em terapia para resolver os seus problemas.

Muitas vezes, os usuários de drogas adultos tiveram uma experiência extremamente traumática em seus anos mais jovens, como ser estuprada ou molestada, um divórcio ou morte na família, etc.

Você deve tentar conversar sobre drogas mais do que uma vez

É importante começar as conversas antes de atingirem a puberdade, com cerca de dez anos. Se eles não estão claramente interessados, tente novamente em outro momento. Lembre-se de não mentir em nenhum momento na conversa sobre drogas na adolescência. Mentir para eles é como pedir-lhes para utilizar drogas.

Há uma técnica muito importante quando se fala com seu filho sobre drogas na adolescência

Nunca, nunca, nunca, diga-lhes para não usar drogas. Isto é especialmente importante em crianças mais velhas e adolescentes. A maioria dos adolescentes passam por fases de rebeldia e de posturas “malvadas”. Aquela história do proibido é mais gostoso aplica nesse caso também. Diga-lhes que as drogas podem ser prejudicial, e podem ser viciantes, e que eles podem arruinar suas vida, mas não diga a eles que eles estão proibidos de fazê-las.

Converse com o seu filho sobre a pressão dos colegas

Todas as crianças serão pressionadas em algum momento, e elas devem estar preparadas sobre como reagir. Diga ao seu filho que, se eles estiverem em uma situação em que se sintam pressionados, a melhor coisa a fazer é fazer a coisa certa. Diga-lhes para não fazer nada que não se sintam confortáveis fazendo e que você sempre estará ao lado dele quando precisar de alguma coisa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Como falar sobre drogas com seu filho

15 Sinais de dependência às drogas

Drogas, pobreza e violência: saiba mais a partir da análise de um caso

Como falar sobre pornografia com seu filho adolescente

8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima

Como entender os adolescentes

Como conversar sobre alcoolismo com adolescentes