Filhos

Bebê na praia: quais cuidados que os pais devem adotar

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

Chega o verão e é hora de ir para a praia. Para aproveitar bem o litoral, existem cuidados que devem ser tomados pelos adultos – e quando há a presença de um bebê, as precauções aumentam ainda mais. A pele do bebê é extremamente sensível.  Então o primeiro cuidado que se deve ter ao levar o bebê na praia é cuidar do horário de exposição solar.

bebê-na-praia

Aproveite a praia da melhor maneira com o seu filho sem preocupações. Foto: Shutterstock

Aquela velha recomendação dos dermatologistas deve ser cumprida à risca: evitar a exposição do bebê ao sol das 10h às 16h, que é o período de maior incidência dos raios ultravioletas, causadores de queimaduras e câncer de pele.

Mesmo cumprindo o horário de exposição ao sol, é necessário que, ao levar o bebê na praia, você passe protetor solar nele. Esse protetor deve ser de fator alto (maior que 50) e aplicado em todo o corpo, especialmente na cabeça, orelhas e pés. Coloque também uma camisetinha leve de algodão e pode deixar o bebê de fraldinha.

Isso tudo vale para crianças acima de 6 meses. Bebês que tenham menos idade precisam ficar o tempo todo na sombra, já que são muito novinhos e a sensibilidade da pele é grande.

Não esqueça a fralda ao levar o bebê na praia

Colocar apenas maiô ou roupa de banho no bebê não é indicado, já que a criança precisa da fralda para fazer suas necessidades. Só tire a fralda em pequenos períodos quando o bebê for entrar em uma piscininha, por exemplo. E cuidado: nunca deixe a criança sem roupa na areia. Ela pode ser exposta a micoses e outras infecções de microorganismos.

Quando você lavar o bebê na praia, evite dar alimentos de barracas e ambulantes. Muitas vezes esses lugares podem não ser muito confiáveis, ainda mais para uma criança que ainda possui um estômago sensível à tudo. O recomendável, portanto, é que você leve comidas e bebidas de casa.

Tome cuidado até mesmo com a água de coco natural: apesar de ser uma fruta, pode haver descuidos com a higiene se for comprada em uma barraca desconhecida. Dessa forma, você pode acabar contaminando o seu filho.

Brincadeiras do bebê na praia

Ao deixar o bebê na praia brincar com a areia, fique de olho nele o tempo todo. Pode acontecer de outras pessoas não enxergarem seu filho, como outras crianças correndo. O bebê pode ser levado à beira do mar para molhar os pezinhos, mas verifique antes se a água não está muito gelada e as ondas muito agitadas.

Quando levar o bebê na praia, leve junto uma sacola com bolachas água e sal, frutas, água ou suco, isopor ou sacola térmica, lenços umedecidos, balde e brinquedos de areia, chapéu ou boné, fraldas, protetor solar, repelente e toalha. Assim não haverá problemas nem imprevistos.