Muitos pais não sabem como educar as crianças. A maneira de ensinar e transmitir valores sociais costuma ser a primeira preocupação dos pais que, mas como educadores de seus filhos e filhas, eles devem igualmente se preocupar com os exemplos que dão. É importante viver com respeito e ajuda mútua sem desautorizar-se, especialmente na frente dos filhos.

como educar as crianças

 

 

Saiba como educar as crianças de maneira correta

 

Autoridade, carinho e liberdade é a base essencial para a educação nos primeiros anos de vida. Embora possam parecer conceitos contraditórios não são: eles se complementam e precisam um do outro. A criança deve sentir-se amado e respeitado como uma pessoa que não pertence aos seus pais e que deve seguir o seu próprio projeto de vida.

 

A autoridade

A autoridade é a primeira base para saber como educar as crianças. No período de desenvolvimento, a autoridade é fundamental e imprescindível para alcançar o equilíbrio emocional. Se não há limites, as crianças ficam perdidas neste mundo cheio de possibilidades e estímulos. As regras proporcionam segurança, desde que sejam necessárias, estáveis e que não coíbam muito o campo de ação dos pequenos. As crianças aceitam as regras com muito mais facilidade e sem oposição se elas são apresentados de forma clara, segura e construtiva, colocando mais ênfase no que é permitido do que no está proibido.

como educar as criançasA autoridade não aparece como um direito dos pais sobre os filhos, mas como uma condição necessária para o bom desenvolvimento deles. A autoridade é útil na medida em que dá à criança estabilidade e segurança para satisfazer as suas necessidades biológicas e ajudam a organizar a sua vida prática. Também, dá a imagem da pais firmes e forte, ou seja, modelos que motivam mais os filhos do que ter pais claramente fracos.

Não é fácil para os pais, durante as fases de crescimento físico e emocional de seus filhos, saber como manter a calma e autoridade diante da enorme resistência que os pequenos oferecem. O teste da paciência dos adultos é uma das maiores dificuldades quando os pais querem aprender como educar as crianças.

É preciso conhecer as atividades das crianças e adaptar-se ao ritmo dela para criar um clima de segurança. Caso contrário, pode resultar em um estado de tensão que pode levar os filhos a desenvolverem sentimentos de culpa. Assim, os pais devem ter estratégias específicas em cada caso, sendo a criança rápida ou lenta no processo de aprendizagem. Para uma menina ou um menino, toda mudança é a inovação, e a cada inovação eles reagem de forma muito diferente. Os pais devem estar alerta para adaptar-se a cada nova situação.

 

O carinho

Oferecer carinho aos filhos é o segundo passo dos pais que querem saber como educar as crianças corretamente. A ternura e o amor são os primeiros estímulos que a criança precisa receber desde o primeiro dia de sua existência. Sem esses estímulos seu bom desenvolvimento emocional é mais difícil.

 

A liberdade

Esta é a ferramenta das mais difíceis de usar quando os pais aprendem como educar as crianças. Contudo, a liberdade é essencial e necessário para que as crianças se tornam adultos independentes. Isso só se consegue se elas tiverem recebido liberdade aliada ao amor incondicional e a autoridade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Educar jogando: brincar com os seus filhos pode transformar suas vidas. Jogar faz a criança superar inúmeras dificuldades

6 Erros mais comuns na hora de educar os filhos

Relato de mãe: limites de mais ou de menos. Educar uma criança não é tão simples assim!

Educar as crianças: com ou sem castigos físicos? Pode bater em criança?

Educação dos filhos e como o estilo parental afeta a criança

Saiba o que as mães francesas ensinam sobre a educação dos filhos

Na educação de crianças, a “cadeira do pensamento” funciona?


DEIXE UMA RESPOSTA