Filhos

Dinâmicas para crianças ajudam no aprendizado infantil. Veja ideias

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

Você sabia que as atividades de dinâmicas para crianças são capazes de auxiliar no efeito cognitivo? É verdade! Cada vez que exercitamos o cérebro infantil por meio deste tipo de interação, nós auxiliamos os pequenos a aprimorarem seu raciocínio, sua agilidade e seus sentidos.

Dinâmicas para crianças aprimoram cognitivo

Para estimular os seus filhos a usufruir dos benefícios destas atividades, conheça ao longo deste artigo algumas alternativas de dinâmicas para crianças e ponha em prática essa saudável opção na rotina dos baixinhos.

dinâmicas-para-crianças

Dinâmicas envolvem aprendizado e diversão para os pequenos. Foto: Shutterstock

5 opções de dinâmicas para crianças

– Cachorro e gato cego: esta atividade está entre as dinâmicas para crianças que possuem como objetivo estimular a audição e a atenção dos pequenos.

Você irá precisar de um lençol e de crianças dispostas em um círculo. Duas delas devem ir para o centro do círculo– um é o cachorro e outro o gato. A dinâmica consiste em, toda vez que o cachorro latir, o gato miará e o cachorro tentará pegá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

– Com quem estará a bola?: esse é um exemplo de atividade que visa despertar a atenção e a perspicácia das crianças, usando apenas uma bola. Deixe os baixinhos em um círculo, com as pernas cruzadas e uma criança sentada no centro, com os olhos vendados.

A dinâmica consiste em as crianças passarem a bola entre si e, ao seu sinal, todos colocam as mãos pra trás escondendo a bola. A criança que está no centro, deve abrir os olhos e apontar para aquele que imagina estar com a bola. Se errar, repete o jogo.

– Garrafa mágica: há dinâmicas para crianças que atuam na imaginação infantil e esta é uma delas. A atividade consiste em colocar as crianças em círculo e se posicionar no centro. Você que está no meio do círculo deve começar contando uma história breve.

Então, gire a garrafa. Quando a garrafa parar, ela estará apontando para uma pessoa que deverá ir ao centro no seu lugar. Essa criança continua a história – de forma breve – e gira a garrafa. Assim, todos vão participando e compondo algo divertido e diferente.

– Comer a maçã: uma atividade cujo foco está em auxiliar as crianças a aprender a adquirir controle emocional. Para isso, você irá precisar de algumas maçãs. Coloque as crianças organizadas em fileiras. Na frente de cada fileira coloque uma maçã pendurada.

A dinâmica consiste em fazer com que seu sinal, os participantes procurem morder a maçã que lhe corresponde, sem segurá-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

– O cachorro e o osso: para estimular a audição e a atenção dos baixinhos, conheça mais uma das dinâmicas para crianças. Para isso, você precisa de qualquer objeto que será o osso da brincadeira.

Esse osso ficará perto de uma criança de olhos vendados, que será o cachorro e estará no meio de um círculo. Ao seu sinal, uma das crianças do círculo tenta pegar o osso. O cachorro, ao ouvir o barulho, deve latir, evitando assim que alguém tire o osso dele. Quem conseguir é o novo cachorro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!