Remédios Caseiros

4 Remédios caseiros para acelerar a cicatrização

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

eliminar-cicatrizes-comremedios-caseiros2

Cortes, arranhões e feridas pequenas são acidentes que podem acontecer com certa frequência, mais ainda se nos dedicamos a trabalhar com ferramentas afiadas, dentadas, etc…

Uma vez que isso acontece, o organismo começa um processo de cicatrização, mediante a fabricação de substâncias como o colágeno. No entanto, algumas pessoas reclamam que a pele leva muito tempo para cicatrizar. Mesmo usando remédios que muitas vezes a pessoa sofre dificuldades em arcar com tantos remédios, fora o incomodo que é a tal cicatriz.

Vamos entender quais são os fatores desse retardamento da cicatrização, e logo em seguida vamos mostrar quatro remédios caseiros que ajudam e dão bons resultados no processo de cicatrização.

Um dos principais fatores pela demora da cicatrização seria o:

Idade: Com a idade, a circulação piora e chega menos oxigênio nas células que trabalham para curar as feridas e também os tecidos se tornam “distendidos”.

Stress: Devido a isso, o organismo deixa de produzir colágeno como deveria de costume e o processo de cicatrização torna-se mais lento.

Deficiências nutricionais: Para que o organismo possa produzir colágeno, é necessária presença de vitamina A e C, bem como o mineral zinco. Por isso, aconselha-se o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes (cenoura, mamão, kiwi, goiaba, limão, laranja, uja, etc) para aceleraro processo de cicatrização. Igualmente importante o consumo de proteína para produção de colágeno.

Suas causas se dividem em três:

  • Cortes: podem se originar por acidentes, golpes, cirurgia, barbear e quedas.
  • Queimaduras: podem deixar sobre a pele cicatrizes muito sérias e feridas hipertróficas (maiores do que o normal) e queloides (feridas tumorais grossas).
  • Doenças: podem ser causadas por catapora.

Entre os seus sintomas estão:

  • Cor de carne vermelha ou rosada onde está localizado o local da lesão.
  • Nódulos, os quais são uma pequena dureza arredondada ou com rebores.

 

Confira os remédios caseiros e simples de se fazer para acelerar o processo de cicatrização:

1- Prepare espremendo o suco de limão e misturando-o com o leite. Espalha-se a mistura sobre a área manchada e, quando estiver seca, aplique a polpa de aloe vera e cubra com gaze ou atadura. Deixe atuar por toda a noite e na manhã seguinte, aplique protetor solar para hidratar a área. (Evite contato com o sol no caso de aplicar o suco do limão com a pele)

2- Ferva 1 litro de água e em seguida despeje uma colher de tomilho e 2 colheres de camomila. Retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos. Adoce e beba quente. Tome 2 xícaras por dia durante uma semana. Este remédio é um excelente antisséptico que combate infecções e promove o processo de cicatrização, mas em excesso pode chegar a afetar a flora intestinal. (Não utilize durante a gravidez,lactação,úlceras, doença cardíaca ou hipertireoidismo.)

3- Misture em um frasco de vidro 15 gotas de óleo essencial de rosa mosqueta, 15 gotas de óleo de sálvia e 1 colher de sopa de óleo de amêndoa. Aqueça a solução e unte com uma bola de algodão, à noite e retire pela manhã com água morna.

4- Bata 1/2 xícara de morangos junto com 1 copo de suca de laranja e 120ml de suco de goiaba até misturar bem. Tome este suco diariamente.