Cirurgia Plástica

Conheça a blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra que melhora aparência facial

Por Redação Doutíssima 08/08/2014

Pessoas que buscam rejuvenescer o rosto e eliminar algumas marcas da idade têm como opção a blefaroplastia. O procedimento cirúrgico, que também é conhecido como a cirurgia das pálpebras, elimina as pequenas rugas, o excesso de pele e até os populares “bolsões” que podem surgir abaixo dos olhos.

blefaroplastia

Blefaroplastia elimina rugas, o excesso de pele e até bolsões abaixo dos olhos. Foto: Shutterstock

Entenda como é feita a blefaroplastia

O excesso de gordura, que muitas pessoas apresentam na pálpebra superior, é um dos principais motivos para se recorrer à blefaroplastia. Além disso, a flacidez e a elasticidade nessa região, que resultam em pequenas dobras, também são tratáveis. As rugas e pequenas “bolsas” que se formam abaixo dos olhos podem ser removidas. E até a queda das pálpebras inferiores pode ser evitada através do procedimento.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado por pessoas do sexo feminino e masculino. As únicas exigências são: estar com a pele do rosto saudável, não ter nenhum tipo de patologia que possa vir a causar complicações na cirurgia ou mesmo na cicatrização e não ter nenhum problema ocular de nível grave.

Contudo, antes de ir para a mesa de operação, o mais importante é conversar com o cirurgião que vai realizar o procedimento. Marque uma consulta e lhe passe todas as informações importantes sobre a sua saúde. Doenças crônicas, alergias, medicamentos dos quais faz uso frequente e tudo o que for relevante deverá ser repassado ao médico.

O profissional que será responsável pela blefaroplastia tem a obrigação de falar sobre o procedimento, os seus resultados em uma conversa realista. Ele também deixará claro as eventuais complicações que podem surgir.

Infecções, má cicatrização, dificuldade de fechar os olhos, riscos anestésicos e até a perda de visão são algumas possibilidades negativas. O paciente ainda deverá assinar um atestado, afirmando que está ciente de todos os riscos.

Blefaroplastia em 4 etapas

1° Etapa: o paciente recebe os medicamentos necessários. O médico também vai avaliar se receberá anestesia geral ou sedação intravenosa.

2° Etapa: todos os cortes que deixarão cicatrizes são pensados, buscando esconder o máximo possível essas marcas nas próprias dobras naturais da região. Para corrigir a queda da pálpebra superior, uma incisão é feita em sua prega. Isso ocasionará o reposicionamento da contração dos músculos, dos acúmulos de gordura e dos tecidos. Já a pálpebra inferior é corrigida com uma incisão na linha inferior do cílio.

3° Etapa: As incisões da blefaroplastia são fechadas.

4° Etapa: Está pronta a cirurgia. Agora, o recomendado é ficar de repouso e aguardar a vermelhidão e o inchaço sumirem para avaliar o resultado final.

Cuidados pós-cirurgia

No momento de ir para casa, serão repassadas orientações ao paciente: quais medicamentos tomar, a sua quantidade, a periodicidade, como realizar os curativos e como tirá-los. O resultado final da blefaroplastia só poderá ser avaliado após algumas semanas, quando estiver plenamente recuperado.

E nunca esqueça de ter certeza com quem está realizando a cirurgia. O médico deverá ser um associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o consultório deverá estar autorizado pela Vigilância Sanitária a realizar o procedimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!