Qualidade de vida

Uso da tecnologia na saúde contribui com a maior longevidade. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 26/08/2014

A contribuição da tecnologia é essencial em todas as áreas, mas quando se trata de saúde, ela pode ser ainda mais fundamental. Os últimos 50 anos têm se caraterizado por um rápido avanço da ciência e, com isso, mudou o estilo de vida das pessoas.

Impactos da tecnologia na saúde

Antes dos avanços da tecnologia na saúde, um diagnóstico podia demorar anos para se confirmar, devido à falta de exames próprios para cada tipo de doença. Nos dias de hoje, não  há mais limites e a tecnologia pode chegar a lugares do corpo humano que, sem a sua ajuda, seria impossível.

tecnologia-na-saúde

Os avanços da tecnologia nos últimos anos promoveram uma revolução na saúde. Foto: Shutterstock

Além disso, trouxe novos hábitos que podem levar as pessoas a ter uma maior consciência na prevenção de doenças, através de um estilo de vida mais saudável. Veja a seguir alguns impactos da tecnologia na saúde.

Internet é fonte de informação médica

De acordo uma pesquisa americana, 8 milhões de idosos usaram a internet em 2004 nos Estados Unidos e cerca de 66% deles disseram que recorreram à ferramenta para buscar informações sobre saúde online.

Em 2009, 24 milhões de norte-americanos relataram o mesmo. A cada dia, mais pessoas estão usando a internet para pesquisar sobre sintomas e explorar sobre tratamentos e medicamentos na web e isso pode ser uma ótima contribuição da tecnologia na saúde.

Embora nunca seja uma boa ideia a automedicação ou recorrer a informações da internet para se autodiagnosticar, já que isso só pode ser feito por um médico, a ferramenta se tornou importante para que o paciente possa tomar decisões sobre o que fazer diante de uma doença.

O poder nas mídias sociais

É comum ver hospitais, consultórios médicos e mesmo centros de pesquisa tirarem proveito das ferramentas de mídia social para atingir uma população mais ampla. Assim, é possível estabelecer contato com os pacientes, responder a perguntas, lançar campanhas e realizar contatos com a comunidade.

Alguns sites ainda oferecem sofisticados chats instantâneos com enfermeiros e médicos sobre questões médicas e lembretes para que as pessoas façam exames e as vacinas necessárias.

Pesquisas e inovações

Um dos maiores impactos da tecnologia na saúde foi o fornecimento de novas máquinas, medicamentos e tratamentos, que salvam vidas e melhoram a chance de recuperação. Isso não acontece apenas dentro dos hospitais ou consultórios médicos, mas também melhorou a pesquisa, para que novos medicamentos e tratamentos sejam cada vez mais eficazes.

Diagnóstico precoce

Outro grande impacto da tecnologia na saúde, devido aos seus modernos aparelhos, é no diagnóstico de doenças. Durante a gestação, por exemplo, muito antes do bebê nascer, já é possível conhecer toda a sua anatomia e também conhecer as suas condições de saúde.

Além disso, com as inovadoras máquinas de exames por imagem podem garantir um diagnóstico precoce e definitivo, o que em certas doenças pode ser o fator decisivo para a cura.

Telemedicina é avanço da tecnologia na saúde

Com o toque, os médicos através de seus smartphones podem acessar milhares de páginas de livros de medicina. Também podem usar bases de dados médicos on-line para procurar facilmente por estudos de caso e conferir a história detalhada do paciente.

A tecnologia na saúde também permitiu que os médicos usem e-mails, textos, vídeos para consultar colegas em todo o mundo. Essa prática, conhecida como telemedicina, é especialmente útil para médicos e pacientes em áreas rurais ou subdesenvolvidas.

Sem mover pacientes, os médicos podem consultar especialistas para diagnosticar e tratar, sem a necessidade de acesso a um hospital sofisticado. A telemedicina foi utilizada de forma eficaz após o terremoto de 2010, no Haiti e, sem dúvida, seu uso pode ser muito importante no futuro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!