Qualidade de vida

Lista de Natal na mão? Veja dicas simples para economizar

Por Redação Doutíssima 26/11/2015

As festas de fim de ano começam a se aproximar e a preocupação com os gastos aumenta. Fazer uma lista de Natal é uma ótima forma de se organizar financeiramente para essa data. 

lista de natal istock getty images doutíssima

Faça uma lista de Natal e planeje as suas compras para economizar nesta época do ano. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para uma boa lista de Natal dar certo

A maioria das pessoas quer aproveitar o Natal sem exagerar nos gastos. Para isso, nada melhor do que conferir as dicas do orientador financeiro Alfredo Meneghetti Neto para economizar durante a época natalina.

Planejamento

 

O primeiro passo para não apertar suas finanças no fim de ano é se planejar. Começar cedo a economizar é a melhor forma de não faltar dinheiro para a comemoração. Meneghetti recomenda que se faça uma poupança para o Natal. Juntar um pouco do seu salário a cada mês facilita a economia.

Décimo terceiro

 

Utilizar o dinheiro do décimo terceiro salário é uma opção para evitar as dívidas de fim de ano. Principalmente para quem não quer fazer uma poupança juntando o dinheiro de vários meses.

Antecipar as compras

 

Sair à procura dos presentes o quanto antes, permite você tenha mais chance de conseguir bons preços. Enquanto a data vai se aproximando e a procura aumenta, os preços consequentemente sobem. Além disso, a variedade de mercadorias diminui durante esse período.

Fazer pesquisa

 

Pesquisar os preços de presentes, itens de decoração e até mesmo dos pratos que vai servir na noite de Natal é a melhor forma de encontrar descontos. Visitar vários supermercados e lojas ajuda a fazer uma comparação de valores, assim fica mais fácil economizar e optar pelos preços mais baixos.

Colaboração de convidados para a ceia

 

A janta no dia do Natal é um dos maiores gastos para quem está preparando uma festa para toda a família. Caso seja você o anfitrião da noite, converse com seus convidados e proponha que cada um leve um prato. Essa decisão diminui os gastos e divide entre todos a responsabilidade.

Faça você mesmo 

Muitas vezes, a decoração para o Natal demanda procura e altos preços. É possível fazer em casa itens para decorar que custam pouco e ainda podem ser uma diversão para a família toda.

Bolinhas de Natal

 

Uma ótima ideia para decorar a árvore de Natal é reaproveitar as bolinhas de outros anos e personalizar para este ano. Cobrir com fitas e colar de lantejoulas deixa os enfeites com uma nova cara e ninguém vai dizer que já foram usadas em outros natais.

 

Também existe a opção de fazer bolinhas para a árvore com isopor. Basta comprar bolinhas de isopor e decorá-las com o que você quiser, desde tecido à tinta.

Enfeite de mesa

 

Colocar bolas em bandejas e montar decoração de mesa com flores vermelhas são ideias curingas para o Natal. Outra opção para decorar a casa são velas brancas, vermelhas e verdes. Elas tornam o ambiente mais aconchegante para a comemoração.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua sugestão para economizar com a lista de Natal? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!