Especialidades

5 sinais para identificar a arritmia cardíaca e buscar atendimento

Por Redação Doutíssima 30/08/2014

O coração é um músculo que realiza contrações involuntárias e ritmadas. Em um adulto, ele bate entre 60 e 100 vezes por minuto. Quando o órgão aumenta ou diminui o ritmo de suas batidas, saindo dos padrões, se constitui um quadro de arritmia cardíaca.

Nem sempre essa mudança é sinal de algo mais grave, mas pode ser e, por isso, precisa de atenção e monitoramento constantes. Saiba neste artigo como identificar se você está passando por uma arritmia e como cuidar dela.

arritmia-cardíaca

Procurar um cardiologista é importante medida para o enfrentamento da arritmia. Foto: Shutterstock

Entenda os sintomas da arritmia cardíaca

1. Palpitação

De todos os sintomas da arritmia cardíaca, esse é o mais frequente. É possível sentir quando o coração acelera demais, ou bate muito forte e de modo irregular. A respiração fica mais rápida e a sensação é de como se o órgão fosse sair do corpo.

Quando os batimentos enfraquecem, o indivíduo também é capaz de perceber. Normalmente se percebe um batimento falho, fraco, ou muito forte seguido de uma pausa.

2. Fraqueza

O sangue, quando bombeado com muita velocidade, não consegue ser bem oxigenado e, quando liberado de forma lenta, demora para chegar aos músculos e órgãos. Por isso, é comum que o indivíduo sinta uma fraqueza intensa que, por vezes, pode levar a quedas, choques com objetos ou falta de firmeza nas mãos e braços.

3. Sudorese

O suor intenso também pode ser um sintoma da arritmia cardíaca. Assim como nos infartos, o batimento desregulado causa alteração na dilatação dos vasos sanguíneos, gerando um suor frio.

Costuma aparecer nas mãos, nas axilas, na nuca, nos pés e na testa. Geralmente, surge no momento em que o coração entra em arritmia e, por isso, deve ser tomada como alerta para a procura imediata de um médico.

4. Enjôo

O coração é o órgão mais essencial do corpo humano. Enquanto ele continua batendo, os demais órgãos continuam funcionando. Mas quando ele sai do ritmo, o resto do sistema corporal sai também.

Por isso, é comum sentir náuseas durante a arritmia cardíaca ou passar por diarreias. O problema é que os órgãos tentam funcionar no mesmo ritmo do coração, mas não conseguem.

5. Dor no peito

As dores na região torácica fazem parte da lista dos sintomas mais graves de arritmia cardíaca. Elas só surgem quando a mudança no número de batimentos é muito drástica e repentina, exigindo atenção intensa. É preciso procurar um médico no momento em que as dores se apresentarem.

Tratamento da arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca pode e deve ser tratada. Com a utilização de medicamentos que diminuam a velocidade dos batimentos ou que fortaleçam o músculo cardíaco. A colocação de marca-passo, uma cauterização localizada através da cirurgia de ablação e a mudança de alguns hábitos de vida podem solucionar ou diminuir as chances de ocorrência do problema.

Na dúvida sobre a gravidade das arritmias que sente, procure um atendimento de urgência e um cardiologista de sua confiança para falar sobre o assunto. Explique o seu histórico cardíaco e também de sua família, para que se possa entender qual a origem dos problemas, qual o tratamento ideal e a conduta que deve ser instituída.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!