Especialidades

Infecção urinária: saiba os cuidados para evitar este problema

Por Redação Doutíssima 18/05/2014

A infecção urinária é causada por germes, geralmente bactérias, que entram pela uretra e chegam até a bexiga. O resultado pode levar a uma infecção, mais usualmente na bexiga, podendo chegar até os rins.

Por possuírem a uretra mais curta e próxima ao ânus, as mulheres são mais suscetíveis de ter infecção urinária do que os homens, inclusive de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar como contraceptivo o diafragma. A menopausa também aumenta o risco de uma infecção urinária.

infecção urinária

Consulte um médico, pois apenas ele saberá dar o tratamento adequado para você. Foto: Shutterstock

Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são o diabetes, cálculos renais, a gravidez, cirurgia e outros procedimentos que envolvam o trato urinário. Outros aspectos prejudiciais são a idade avançada, problemas de retenção urinária e incontinência fecal, além da próstata aumentada, o estreitamento da uretra e também tudo o que bloqueia o fluxo urinário.

Sintomas da infecção urinária

Dentre os principais sintomas da infecção urinária estão: a urina turva ou com sangue (o que pode causar um cheiro forte ou desagradável), febre baixa (nem tão comum), ardência ao urinar, pressão ou cólica no baixo abdome (frequentemente no centro) ou nas costas e uma necessidade incomum de urinar com frequência (mesmo logo depois de esvaziar a bexiga).

Caso a infecção urinária atinja os rins, os sintomas poderão incluir calafrios e tremores, ou suores noturnos, também fadiga e mal-estar geral, febre acima de 38 graus, dor inguinal, nos flancos e nas costas, pele avermelhada ou quente, alterações ou confusão mentais (normalmente em idosos), náuseas e vômitos, bem como dor abdominal severa (menos usual).

Tratamento da infecção urinária

Antes de tomar qualquer medicação, consulte um médico, pois somente ele saberá dar o tratamento adequado para você. Além disso, o profissional saberá identificar com maior precisão se o caso sugere uma infecção urinária branda, simples, de bexiga, nos rins ou algo mais sério.

Os antibióticos via oral são os mais recomendados, já que há o risco da infecção se propagar para os rins. Mesmo que você se sinta melhor, deve continuar até o fim o tratamento. Caso contrário, a infecção urinária poderá voltar e tornar-se de difícil trato. O médico poderá recomendar drogas para aliviar o ardor e a urgência de urinar, que serão administrados junto aos antibióticos.

Há casos de pessoas com infecção urinária recorrente, nos quais nem o tratamento pode combater as chamadas infecções urinárias crônicas. Este tipo de infecção urinária talvez exija o uso de antibióticos mais fortes ou prolongado (por meses). Em se tratando de um problema estrutural (anatômico), a cirurgia poderá ser recomendada.

Prevenção da infecção urinária

Algumas dicas que podem ser adotadas no cotidiano podem ajudar a prevenir a infecção urinária:

1. Opte pelo uso de absorventes externos em vez de internos, e a troca assídua deste a cada ida ao banheiro;

2. Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina e nenhum outro produto que contenha perfumes na área genital;

3. Prefira o chuveiro ao invés da banheira;

4. Limpe antes da relação sexual a zona genital e anal – urinando antes e depois do ato;

5. Evite calças muito justas;

6. Escolha calcinhas e meia calça de algodão, trocando-as no mínimo uma vez ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Problemas para fazer xixi? Aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila

Para quê serve o exame de urina?

O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Como prevenir a infecção vaginal