Filhos

Criança precisa brincar: como os pais podem incentivar as atividades

Por Redação Doutíssima 13/09/2014

Criança precisa brincar, essa é a regra. Com a chegada do Dia das Crianças é muito comum que os pais invistam nos presentes que eles consideram os melhores para os filhos. Mas, além destes presentes, é possível que as crianças se divirtam também com outras atividades, principalmente aquelas que mantenham seus corpos em movimento, afastando o risco do sedentarismo.

Assim como devem estudar, também devem brincar e se divertir. A diversão pode vir através de atividades físicas, jogos digitais e principalmente com a ajuda dos pais. São eles que devem incentivar e, principalmente, compartilhar este momento de alegria com os filhos.

Criança precisa brincar e pais devem ajudar

Ao longo das 24 horas do dia, existe um momento para que se faça cada coisa. As crianças precisam dormir, estudar, brincar, almoçar, descansar novamente, lanchar, enfim, existe uma série de atividades que precisam ser realizadas. Cabe aos pais organizar e ajudar os jovens a terem uma rotina variada. Veja como os pais podem contribuir na diversão dos filhos.

criança-precisa-brincar

Atividades lúdicas ajudam no desenvolvimento infantil. Foto: Shutterstock

Criança precisa brincar: como incentivar

– Carros e bonecas

Normalmente a brincadeira varia entre meninos e meninas. Crianças do sexo masculino tendem a gostar mais de brincar de carrinho e as do sexo feminino de boneca. O papai e a mamãe podem colaborar na brincadeira se inserindo de forma lúdica nela. Não tem mistério.

– Esportes em equipe

A prática de esportes em equipe, como o futebol, vôlei, basquete e tantos outros, pode ser muito benéfica para os jovens. Pois além de aprenderem a ter um pensamento coletivo de equipe, estarão tendo o primeiro contato com a emoção de vencer e a frustração de perder. Para fazer a sua parte, os pais podem inserir os filhos em escolinhas especializadas.

– Arte

A arte também é um ponto que deve ser valorizado nos jovens, e pode-se aprender algo mesmo quando a criança estiver brincando. Os pais podem dedicar uma parte da casa apenas para isso. Nesse ambiente pode-se realizar a pintura de quadros ou mesmo começar a ensinar o filho a tocar um instrumento musical. Vale tudo que envolva a arte.

– Bicicleta

Criança precisa brincar, e a bicicleta é algo que os jovens normalmente adoram. A participação dos pais é importante principalmente se não houver uma ciclovia no local. Para evitar acidentes, cabe ao pai e/ou a mãe ficarem de olho no seu filho. Caso a criança seja pequena, ela poderá andar na calçada e de motoca.

– Natação

Quase toda criança adora água. Gosta de ir a praia e também curte uma piscina. Os pais podem fazer a parte deles matriculando os filhos em uma escola de natação. Dentro da piscina, além de aprender a nadar, o jovem estará gastando muita energia e fortalecendo a sua musculatura.

– Esconde-esconde

Se o dia estiver chuvoso e você tiver de brincar dentro de casa com o seu filho, a melhor opção é o bom e velho esconde-esconde. Enquanto um conta, o outro tenta encontrar o melhor local para se esconder.

– Acampamento

Sair para acampar com os filhos é uma das melhores formas de se aproximar dele e ensinar importantes lições. Mas é necessário lembrar que criança precisa brincar, então a leve para ver os riachos e os animais silvestres e inofensivos que o local possa oferecer.

Já deu para ver que a dinâmica entre pai e filho pode ser desenvolvida mesmo quando a criança precisa brincar, né? Não perca tempo e aproveite ao máximo enquanto ele ainda é jovem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!