Esporte

Voleibol para crianças é atividade que promove interação e comunicação

Por Redação Doutíssima 14/08/2014

Uma criança que pratica esporte tende a entender com mais facilidade as vitórias e derrotas que a vida impõe no dia a dia. O esporte, em geral, é uma porta de entrada para que seu filho comece a ter ideia de trabalho em equipe e aprenda a superar ou até mesmo entender as suas limitações. Uma boa oportunidade de promover a interação e a comunicação é a inserção do voleibol para crianças.

voleibol-para-crianças

Voleibol para crianças deve ter quadra com dimensões menores e regras próprias. Foto: Shutterstock

As vantagens do voleibol para crianças

Dentre todos os esportes coletivos, o vôlei é, talvez, aquele em mais se dependa do colega para conseguir o objetivo final. No futebol, um jogador muito habilidoso pode fazer uma grande jogada, driblar vários adversários e marcar o gol. No basquete, um jogador com uma grande precisão no arremesso pode fazer uma quantidade enorme de pontos para sua equipe.

No vôlei, por mais que um membro da equipe seja muito bom, ele não pode dar mais de um toque na bola e precisa muito do colega para que a jogada prossiga. Essa é uma das mensagens do voleibol para crianças.

Como iniciar no voleibol para crianças

Voleibol para crianças é diferente de voleibol para atletas profissionais. Muitos pais e até mesmo alguns professores tendem a encarar a criança como um atleta. A especialização precoce pode ser traumática para uma criança.

O ideal é que ela experimente vários esportes até que entenda os valores que a prática esportiva traz consigo. O esporte na idade infantil deve ser encarado como um meio e não como um fim.

Crianças que praticam esportes perdem a inibição e se tornam mais comunicativas, isso pode ajudá-las no ambiente escolar e mais tarde até mesmo no ambiente de trabalho.

A iniciação do voleibol para crianças deve ter algumas adaptações para que elas consigam aprender. O esporte deve ser sempre desafiador para os pequenos, mas esses desafios têm que ser possíveis de serem alcançados, se não elas acabam perdendo o interesse pela prática daquela modalidade.

É importante fazer com que a criança se divirta enquanto pratica a atividade esportiva, isso fará com que ela aprenda ainda mais.

Cenário adaptado aos pequenos

As dimensões da quadra devem ser reduzidas quando se trata de voleibol para crianças. Um espaço menor faz com que as crianças fiquem mais próximas umas das outras e tenham ainda mais forte o espírito de grupo, além de possibilitar que o jogo possa fluir com maior naturalidade.

A rede também deve ser colocada em uma altura mais baixa para que as crianças não precisem fazer tanta força para passar a bola por cima dela. A bola também pode ser mais leve para facilitar o jogo. Ensinar as regras é importante, para que as crianças aprendam a ter disciplina, mas não seja muito rigoroso, para que as crianças não achem o jogo chato.

Outra dica é criar desafios específicos para o jogo. Fazer com que a equipe utilize os três toques na bola a cada jogada estimula o trabalho em equipe. É importante que todas as crianças participem, principalmente os que têm menos habilidade. O mais importante para crianças que praticam esportes não é a habilidade de cada um, mas os valores que o esporte traz para a vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!