Saúde Mental

O Brasil na Copa: 5 dicas de como superar um trauma

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Seja nos relacionamentos, no trabalho, nas paixões (como o futebol) ou em perdas na família, os traumas estão sempre presentes em nossa vida. Veja dicas de como superar um trauma. 

 

como superar um trauma

Foto: Shutterstock

 

Como superar um trauma

 

Durante diversos momentos da nossa vida somos colocados à prova, diante de situações difíceis ou mesmo traumas profundos, que podem nos levar a perder as forças para continuar caminhando. Muitos destes traumas podem resultar de decepções amorosas, perdas na família ou mesmo estarem ligadas a outras paixões, como é o caso do futebol para o Brasileiro. E, neste momento, não há como não citar a enorme tristeza que se abateu sobre o Brasil após esta difícil derrota para a Alemanha na Copa.

Apesar de ser difícil se recuperar de um trauma como este, é preciso se reerguer e continuar no caminho. A psicóloga Rafaela Monteiro afirma que “é impossível o triunfo sem a perda”, o que segundo ela é uma máxima do nosso cotidiano. E parece ser assim mesmo que as coisas vão acontecendo, o que nos obriga a termos sempre que nos reerguer após as quedas.

E uma das formas que podemos encontrar para contornar momentos difíceis é manter a alegria. “Quando vamos ao circo e observamos os palhaços podemos ver neles a incrível arte de rir de suas ‘perdas’, de seus tombos, de seus escorregões. O palhaço está no meio de um monte de artistas brilhantes, um voa no trapézio, outro dança, outro faz mágicas inacreditáveis, todos com seus respectivos brilhos e sucesso. E o palhaço caindo, tropeçando, escorregando e dando risada”, lembrou Rafaela Monteiro. Ainda segundo a psicóloga, o fantástico é descobrir que a arte de viver significa continuar no palco, na estrada, ou no picadeiro da vida.

 

5 dicas de como superar um trauma

 

Seja uma perda na família, uma decepção amorosa, problemas de ordem profissional ou mesmo no futebol, por mais que pareça impossível é preciso levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, como diz um samba antigo. Por isso vamos listar abaixo cinco dicas básicas de como superar um trauma.

1. Focar nos pontos positivos. Faça uma lista de todas as coisas positivas que estão em torno de você, principalmente as lições que se pode tirar deste momento difícil. Você vai perceber que qualquer dificuldade ficará bem menor se comparado com as coisas boas que estão ao seu redor.

2. Desviar a atenção do problema e superar medos. Normalmente, a vontade de superar um trauma toma grande parte da nossa atenção, mas é preciso concentrar-se em outra atividade ou qualquer coisa que possa nos ajudar a deixar a tristeza de lado. Além disso, é importante enfrentar tudo que te faz medo e ter coragem para mudar sua postura diante disso. Esta é uma dica importante de como superar um trauma.

3. Busque apoio na família ou amigos. Estudos revelam que a família e os amigos são uma boa opção para melhorar o seu bem-estar. Por isso, converse sempre com eles e busque promover momentos agradáveis entre vocês. Isso sem dúvidas vai lhe ajudar a superar os traumas.

4. Sorria sempre. O riso é o melhor antídoto contra o estresse. Quanto mais você rir, mais o seu corpo irá liberar endorfinas, o que ajuda a diminuir mais rapidamente o estresse e a preocupação. Não deixe que a tristeza e as dificuldades acabem com o seu senso de humor.

5. Aceite o que você não pode mudar. Analise as situações que surgem e tente entendê-las. Sempre existem aquelas que você pode mudar, ainda que seja para não errar da mesma forma, e aquelas que você não pode mudar. Mude o que você pode e aceite o que não dá para ser diferente. A meditação ou a oração podem ser ferramentas poderosas para se conectar com o seu espírito interior, o que pode ajudar a curar as feridas e limpar o seu pensamento das coisas ruins.

No mais, acredite em você e na sua capacidade de superar momentos difíceis, comemore sempre as novas experiências e oportunidades em sua vida. Lembre-se que os pensamentos e energias positivas irão ajudá-lo a controlar melhor a situação e saber como superar um trauma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia