Clínica Geral

Miopia é problema comum que afeta a visão à distância. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

A miopia consiste na falta de foco para objetos distantes devido a um erro de refração do olho. Esse problema faz com que o portador da condição tenha dificuldades de enxergar cenários que estão longe.

Entenda o que ocorre na miopia

O humano enxerga com perfeição porque a parte frontal do olho encurva a luz e a aponta para a sua superfície posterior, chamada retina. Uma pessoa é acometida pela miopia quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Como consequência, fica mais difícil para os olhos focarem a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estão claramente focados na retina, as imagens podem ficar borradas.

miopia

Míope necessita do uso de óculos ou lente de contato para corrigir a visão. Foto: Shutterstock

A miopia afeta igualmente ambos os sexos. Pessoas com histórico familiar da doença apresentam mais probabilidade de desenvolvê-la. A maior parte dos casos é composta por olhos saudáveis, no entanto, um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina.

Entre as principais características de um míope é que a pessoa vê claramente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam borrados. Geralmente, os acometidos pela condição tendem a apertar os olhos – o que pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais claros.

Miopa aparece na infância

Não raro, a miopia é notada pela primeira vez em crianças em idade escolar ou adolescentes. Isso é percebido, por exemplo quando demonstram dificuldade em ler o quadro negro, mas a leitura de um livro ocorre facilmente.

É característico do míope apresentar piora durante os anos de crescimento. As pessoas com miopia precisam trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente. Normalmente, o problema para de avançar quando a pessoa para de crescer ou quando chega na faixa dos 20 anos.

Caso o seu filho apresente dificuldades para ler o quadro negro ou cartazes na escola, ou você perceba que ele segura um livro muito perto para ler ou senta muito próximo da televisão para assisti-la, o recomendado é busca ajuda do oftalmologista.

O diagnóstico precoce da miopia é importante, pois uma criança poderá sofrer no meio social e educacional se não puder enxergar bem à distância.

Óculos corrige o problema

Pessoas diagnosticadas com miopia necessitam da utilização de óculos para ajudar a alterar o foco da imagem da luz diretamente para a retina, produzindo uma imagem mais clara.

No entanto, a utilização de óculos ou lentes de contato não interferem no desenvolvimento normal da doença, pois eles simplesmente focam a luz para que o míope possa ver objetos distantes com clareza.

Ainda é possível que uma cirurgia corretiva seja feita, no entanto, esse procedimento só é realizado após a avaliação médica do que é melhor para a sua a saúde.

Em termos de prevenção de complicações possíveis para o míope, é preciso ter cuidado com o uso de lentes de contato, pois a má higienização ou uso exagerado das mesmas podem causar úlceras e infecções na córnea. Em casos raros, as pessoas com miopia podem desenvolver descolamento ou degeneração da retina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!