Saúde Mental

Dê um tempo no ex e veja como superar a dependência emocional

Por Redação Doutíssima 26/09/2014

Você já ouvir falar em dependência emocional? Ela pode assumir muitas formas, mas a forma mais comum é a busca de amor, segurança, aprovação ou apreciação de outra pessoa. Não é raro encontrar um homem que é emocionalmente dependente de uma mulher ou vice-versa. Também se pode ser emocionalmente dependente de comida, drogas, álcool, dinheiro ou trabalho.

Por que aprender como superar a dependência emocional

Independentemente do que motiva o quadro, saber como superar a dependência emocional é fundamental, pois qualquer forma de dependência poderá levar a uma restrição da liberdade, que por sua vez, levará a sentimentos de insegurança.

como-superar-a-dependência-emocional

Se você busca o amor, é preciso começar a se amar antes de qualquer pessoa. Foto: Shutterstock

Se você está em um relacionamento ou acabou de sair de um, e não imagina a sua vida sem aquela pessoa ou não vê qualquer chance de uma vida feliz longe dela, talvez seja a hora de uma mudança. Por isso, é preciso buscar formas de aprender como superar a dependência emocional, que pode não estar fazendo bem à você. Veja como você dar a volta por cima.

Descubra como superar a dependência emocional

É preciso entender que para ser livre emocionalmente é necessário conhecer o seu verdadeiro “eu”. Torne-se consciente do motivo que causa a sua dependência. Por exemplo, uma criança é totalmente dependente de seus pais, ou outras pessoas, para sua sobrevivência.

Mas a maioria de nós começa a repetir esse padrão de dependência em nossa vida adulta, que muitas vezes é inconsciente. Veja qual é o seu medo e assim descubra como superar a dependência emocional.

Não tenha medo da solidão

Uma das principais razões pelas quais a maioria das pessoas se tornam dependentes de outras é pelo seu medo de ficar sozinha. Como consequência desse medo, fugimos de nós mesmos, tentando agarrar em nosso objeto de dependência. Mas o segredo da libertação é ver que o que você está realmente procurando já está dentro de você.

Se você é dependente é porque você está à procura de algo no lugar errado. Se você busca amor, é preciso começar a se amar primeiro, antes de qualquer pessoa. Por isso, se você quer saber como superar a dependência emocional, precisa se amar, assim não vai querer passar por nenhuma situação que te desagrade, somente pensando no outro.

Não coloque o peso da sua felicidade nas mãos de ninguém, já que ela só depende de você e de mais ninguém.

Descubra quem você realmente é

A primeira ação que devemos ter em mente quando buscamos saber como superar a dependência emocional é tirar um tempo de autoconhecimento. Você sabe quem você realmente é, o que gosta, quais as suas opiniões?

A dependência emocional está geralmente ligada à insegurança, que não conseguimos fazer nada sem a ajuda do parceiro. Mas qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer coisa. Por isso, esqueça qualquer sensação de incapacidade e vá a luta. Conheça os seus valores, as suas habilidades e veja que tudo o que você precisa está dentro de você.

Não afaste a sua fonte de dependência emocional

A maioria das pessoas, quando percebe que está emocionalmente dependentes de algo ou de alguém, procura excluí-lo da sua vida. Mas o que elas acabam fazendo é substituir uma fonte de dependência emocional por outra.

Se realmente você quer uma forma eficaz de entender como superar a dependência emocional, você não precisa de outra fonte de segurança, mas sim de trabalhar consigo mesmo as causas e reconhecer que você não precisa de ninguém para ser feliz, apenas de si mesmo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!