Saúde Mental

5 conselhos para você saber como aumentar a autoconfiança

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Muitas vezes sentimos algum tipo de insegurança no nosso dia a dia. No trabalho, quando nos defrontamos com grandes desafios, nos questionamos sobre a nossa capacidade e, com isso, demonstramos indícios de ter uma autoconfiança baixa.

Isso é um problema frequente em sua vida? Saiba que todas as questões relacionadas a isso são possíveis de ser contornadas, já que existem maneiras de como aumentar a autoconfiança em nossas ações.

como-aumentar-a-autoconfiança

Seguir os passos e ter sucesso em aumentar a confiança será benéfico para você. Foto: Shutterstock

Como aumentar a autoconfiança

A autoconfiança, na verdade, é um estado de espírito, que vem de sentimentos de bem estar, aceitação do seu corpo e crença na sua própria capacidade, habilidade e experiência.

Uma baixa confiança pode ser resultado de muitos fatores, incluindo: o medo do desconhecido, a crítica, ser infeliz com a aparência pessoal (autoestima), sensação de despreparo, má gestão do tempo, falta de conhecimento e fracassos anteriores. Por isso, veja 5 conselhos para você aprender a como aumentar a autoconfiança e se prepare para o seu sucesso pessoal.

5 conselhos para saber como aumentar a autoconfiança

Acredite em si mesmo

A opinião que você tem sobre si mesmo é muito importante. Se você acreditar no seu potencial, as outras pessoas também vão. Uma técnica especial para começar a melhorar a imagem sobre si mesmo é com o uso da visualização.

Gaste alguns minutos todos os dias imaginando a pessoa que você quer se tornar. Se você quer ser um excelente orador, imagine-se palestrando para um grande público. Se você quer ser um escritor de sucesso, procure visualizar-se assinando uma centena de livros.

Pare de se comparar com os outros

Não existe uma pessoa perfeita, que tenha uma vida perfeita. Se você quer saber como aumentar a autoconfiança, pare de comparar a sua vida com a do vizinho. Concentre todos os seus pensamentos e suas ações para tornar a sua vida como você quer que ela seja, não porque é parecida com a de outra pessoa.

Mas isso não quer dizer que você não possa se espelhar no exemplo de pessoas de sucesso. Outra forma de como aumentar a autoconfiança é buscar pessoas e histórias que inspirem, que superaram dificuldades, use um exemplo positivo.

Faça algo novo

Outro método de como aumentar a autoconfiança é sair da rotina. Se você tem algo que há muito tempo vem querendo fazer, mas sempre tem algo que impede, agora é a hora. Saiba que sempre podemos nos surpreender com o nosso potencial, por isso, você nunca sabe o que você pode realizar se você não tentar. Você já pensou que você pode ser um ótimo pintor ou jogador de tênis? Tente coisa novas e descubra novas habilidades.

Aprenda a dizer não

Ajudar as pessoas pode ser grandioso, desde que isso não coloque muita pressão e estresse sobre si mesmo, não é? Veja o que realmente você consegue fazer e não faça mais coisas do que realmente é possível.

Tarefas não cumpridas ou incompletas trazem uma sensação negativa sobre a nossa capacidade. Evite quando for possível.

Seja assertivo

Quando você é assertivo, está dizendo a todo mundo que você é uma pessoa que merece respeito. E se continuar praticando isso ao longo do tempo, você vai começar a acreditar também. Não tenha medo de estar errado ou de se posicionar, isso é a melhor maneira de como melhorar a autoconfiança.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!