Especialidades > Saúde Mental

Você é vítima de estafa mental? Conheça os sintomas e tratamentos

Por Redação Doutíssima 25/05/2014

Desânimo sem explicação aparente, sono de má qualidade, irritação, falta de motivação para realizar suas atividades. Se você se identifica e se enquadra nos itens acima, é possível que você sofra de estafa mental, um mal que tem se tornado comum nos dias de hoje.

De origem emocional, a estafa mental compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades que antes eram prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas.

estafa mental

Estafa mental compromete o desempenho no trabalho e na relação com as pessoas. Foto: Shutterstock

Por alterar todo o funcionamento do organismo, a estafa mental pode acabar desencadeando uma série de outras doenças, como a hipertensão, fobias e ansiedade, além de problemas cardíacos e até gastrite.

Também chamada de fadiga mental, a estafa mental é caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, sendo gerada pelo excesso de responsabilidades e tensões acumuladas, as quais provocam um grande desgaste metabólico e da mente.

O cansaço mental se torna tão intenso que tende a causar dor física no indivíduo e danos psicológicos, o que a torna muito mais severa do que a própria estafa física. Se não tratada adequadamente, a estafa mental pode provocar falha de memória, insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza profunda e angústia.

Sintomas da estafa mental

Apesar de muitas pessoas acharem que se trata de estresse, a estafa mental é um problema diferente. Isto porque a fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é diferente.

A estafa mental pode ser enfrentada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o que não ocorre em casos de estresse, que é uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. Além disto, o grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é mais agudo. Outra diferença perceptível é de que o estresse é muito mais mental do que físico, o que inviabiliza o uso dos mesmos procedimentos de cura.

A estafa mental pode se manifestar por uma série de sintomas diferentes. Quadros de insônia, sonolência durante o dia, desânimo, irritabilidade, choro com facilidade, azia, má digestão, tristeza, angústia, palpitação, diminuição do desejo sexual são comuns em diagnósticos de estafa mental.

No entanto, os sintomas mais comuns e recorrentes são a falta de concentração e a perda da memória. Além disto, a estafa mental pode provocar dores físicas, como fortes dores de cabeça, tontura, tremores, falta de ar, perda ou aumento repentino do peso e refluxo.

Tratamento

O primeiro passo para tratar a estafa mental é ter uma boa noite de sono, aliada a uma boa alimentação e praticar alguma atividade física de forma satisfatória. Também é de extrema importância relaxar, aproveitando os momentos de lazer, como uma ida ao cinema, a um parque ou um encontro com os amigos.

Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo, procurando resolver um problema de cada vez. Organize suas atividades e não leve preocupações do trabalho para casa.  Assim, o lazer e o sono são fundamentais para fugir desse mal. Alguns medicamentos podem ajudar em casos de ansiedade, bem como tratamento psicológico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade