Filhos

Festa de batizado: confira dicas para organizar o evento

Por Redação Doutíssima 07/10/2015

O planejamento da festa de batizado do filho é um momento esperado e, ao mesmo tempo, causa dúvidas aos papais de primeira viagem. O evento depende muito da religião. Cada qual possui uma tradição e uma forma de batismo. A maioria realiza uma cerimônia na igreja e comemora depois com os familiares, padrinhos e amigos próximos.

Além da religião, o principal motivo de realizar um batizado é a criança ter mais uma ou duas pessoas que a cuidem como pais. Por isso a criança tem seus padrinhos, muitas vezes, como segundos pais.

festa de batizado istock getty images doutíssima

Roupa do bebê e decoração estão entre os itens para a festa de batizado. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para a festa de batizado

Para ajudar no momento da organização, a decoradora Elisangela Sossai dá algumas dicas de como preparar uma festa de batizado inesquecível.

1. Local do evento

Muitas vezes a festa de batizado é feita em restaurantes, quando os pais preferem algo menor e mais íntimo. Mas pode ser feita também em casa: na garagem, se forem mais convidados, ou em uma casa de festas, para quem quer algo maior.

2. Decoração

Caso a festa seja em restaurante, saiba que a decoração é mais restrita. Arranjos para mesas podem ser negociados com o local, se for do interesse dos pais. Caso o evento seja em casa ou em local para festas, Elisangela recomenda optar por uma decoração singela.

Normalmente, são utilizados anjinhos nos enfeites, cores claras e tons pastéis. Por ser uma festa ligada à religião e o bebê ser muito pequeno, não é recomendado o uso de cores muito fortes e decoração pesada.

3. Como se vestir

Antigamente as crianças deveriam se vestir de branco na cerimônia e na festa de batizado, mas hoje em dia não é obrigatório. Tudo depende do gosto dos pais.

A cerimônia normalmente é feita em igrejas, por isso, os pais e convidados devem se vestir de acordo com o local, levando em conta o bom senso.

4. Convite

Convites virtuais são enviados cada vez mais, tanto que existem sites especializados nisso. Para os papais que preferem algo mais íntimo e querem dar um cuidado maior, vale mandar fazer convites personalizados para cada padrinho ou comprar os modelos prontos, por exemplo.

Além disso, eles podem ser feitos em casa mesmo. Com criatividade e uma impressora podem sair ideias bem legais.

5. Lista de convidados

Na hora de fazer a lista de convidados, lembre que são necessárias apenas as pessoas mais chegadas para a cerimônia, como avós, tios, amigos íntimos e os padrinhos da criança. Principalmente porque o batizado muitas vezes acontece com várias crianças ao mesmo tempo na igreja.

6. Lembrancinha

A decoradora dá a ideia de entregar de lembrança um terço com garrafinha de água benta e personalizado com o nome da criança ou um anjinho em caixinha de acrílico. Mas isso vai do gosto de cada pessoa e do quanto os pais estejam dispostos a gastar.