Filhos

Pais presentes nas férias das crianças: veja dicas de atividades em família

Por Redação Doutíssima 09/08/2014

As férias das crianças são a melhor oportunidade para unir ainda mais a família. É possível planejar uma série de atividades para essa época tão especial para os pequenos, estreitando ainda mais os laços entre pais e filhos. Elaborar boas atividades é muito importante, já que é algo que traz bastante benefício ao desenvolvimento dos pequenos.

Diversão nas férias das crianças

Quando as crianças passam mais tempo em casa, como nas férias, saiba que é responsabilidade dos pais distraí-los e proporcionar diversão a eles. Para ajudar nessa tarefa, que nem sempre é tão fácil assim, preparamos uma série de dicas de atividades para você fazer nas férias das crianças.

férias-das-crianças

Andar de bicicleta é uma das melhores atividades para as férias das crianças. Foto: Shutterstock

7 atividades em família para as férias das crianças

Desenhar e colorir

Para as férias das crianças, desenhar e colorir é uma ótima pedida, caso isso seja do agrado do seu filho. Mas não se limite aos materiais utilizados na escola, procure outros, faça diversos tipos de pintura, solte a imaginação. Esse tipo de atividade é bacana para estimular as habilidades criativas do seu filho e, além disso, promover um intercâmbio familiar.

Massinha de modelar

Criar alguns personagens com a massinha de modelar também pode ser bastante divertido nas férias. Isso irá auxiliar no desenvolvimento de seu lado lúdico e, também, no sentimento de superação para materializar suas próprias criações e ideais. É uma ótima pedida.

Andar de bicicleta

Para as férias, andar de bicicleta é, sem dúvida, uma das atividades favoritas das crianças. Além de estimular e desenvolver habilidades motoras e o exercício físico, permite uma interação muito divertida entre o pequeno e a família. Todos irão adorar.

Andar de patins

Caso você não tenha bicicleta, andar de patins também é uma ótima atividade para as férias das crianças. Muitas cidades contam com parques com pistas adequadas para a patinação, e você poderá levar seu pequeno até lá e compartir esse momento junto com ele.

Leitura

Nas férias das crianças, uma recomendação bacana é a leitura. Estimular o seu filho a ler mostra-se bastante importante, já que potencializa os predicados criativos dos pequenos – é possível, além disso, estimular as crianças a escrever seus próprios contos e poemas.

Escutar música

Comprar um CD de música e deixar a criança ouvir é também uma ótima atividade para as férias. Pode parecer pouco interativa e também meio parada, mas a música é importante e desenvolve uma série de habilidades e sentimentos na pessoa, como a emoção e a sensibilidade.

Jogos

É claro que eles não poderiam faltar. Acima, falamos de atividades que possuem algum viés educativo para a criança, mas é certo que ela também precisa de uma diversão, digamos, mais inocente.

Assim, para as férias das crianças seria bacana se você pudesse ir até uma loja de brinquedos e escolher um jogo para que a família inteira se divirta. E não será tão difícil assim: bolas, quebra-cabeças, jogos de mesa, ou até mesmo de videogames – todas essas opções são válidas.

É claro que todas as atividades para as férias não se aplicam aos pequenos da mesma idade, mas você pode adaptá-las conforme a idade do seu filho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!