Fazer atividades físicas regularmente é um dos segredos para se ter saúde e qualidade de vida. E isso vale para todas as pessoas – especialmente os idosos. A atividade física na terceira idade é essencial para manter a independência e o alto astral.
À medida que as pessoas vão envelhecendo, acabam perdendo a vontade de realizar exercícios. Mas não pode ser assim. Estudos já comprovaram que realizar atividades físicas e ter uma boa alimentação pode garantir muitos anos mais de vida.
Importância da atividade física na terceira idade
1. Melhora a força muscular e a flexibilidade
Quando chegamos na terceira idade, o corpo tende a perder grande parte da flexibilidade. Subir escadas e realizar outras atividades agitadas pode ficar mais difícil.
Por esse motivo, se você tiver uma vida ativa, realizando exercícios físicos diariamente, vai ficar mais fácil manter a força muscular – e, de quebra, você vai realizar as atividades simples do dia a dia com mais facilidade.
2. Ajuda a manter o peso
Os idosos não possuem o mesmo metabolismo de um jovem. Pessoas mais novas possuem mais facilidade para perder peso e eliminar gordura. Entretanto, com a prática da atividade física na terceira idade e uma boa alimentação, fica fácil não engordar.
Lembrando sempre que o sobrepeso não é apenas uma questão estética, mas de saúde. Muitos problemas, como a obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares estão associados a pessoas que estão acima do peso ideal.
3. Diminui o risco de lesões musculares
Os músculos do corpo precisam estar sempre sendo movimentados para funcionarem bem. Se uma pessoa idosa não praticar nenhum tipo de atividade física, fica mais propicia a desenvolver lesões musculares.
Por isso, faça caminhadas regularmente e se acostume a praticar atividade física na terceira idade, nem que sejam 20 minutinhos por dia.
4. Melhora o condicionamento cardíaco e respiratório
Realizar atividade física na terceira idade ajuda seu corpo a funcionar melhor, principalmente o sistema respiratório e cardiovascular. Sendo assim, fazer exercícios diminui os riscos de você sofrer com alguma doença do coração, como hipertensão e infartos.
5. Melhora a coordenação motora e o equilíbrio
Quando se chega à terceira idade, a tendência é que se perca a coordenação motora e o equilíbrio. Por isso, as atividades físicas são de extrema importância. Elas auxiliam o idoso a manter a coordenação e assim, evitar o risco de quedas.
6. Ajuda na auto-estima
Pessoas que estão na terceira idade muitas vezes já estão aposentadas, então não possuem mais uma rotina diária, onde tenham que trabalhar. Isso faz com que muitos idosos entrem em depressão e ansiedade por terem grande parte do tempo ocioso.
Realizar atividade física na terceira idade, além de ser uma ocupação, libera serotonina, o hormônio relacionado com o prazer e o bem estar.