Qualidade de vida

Invista na sua saúde e aprenda a fazer uma horta vertical

Por Redação Doutíssima 17/09/2015

Uma horta vertical é uma alternativa para pequenos espaços. Esse tipo de plantação pode ser feita no jardim ou ainda na sacada de um prédio. Há ainda quem use esse método para cobrir paredes, tornando o verde parte da decoração.

Existem muitas possibilidades para fazer uma horta vertical. A escolha dos materiais e do tipo de planta depende do seu gosto, do cuidado e da dedicação que você quer ter com cada espécie.

Na verdade, a verticalização das plantas não precisa ser exatamente uma horta. Pode apenas ser uma forma de expôr folhagens decorativas de uma maneira diferente. Além disso, ter acesso aos vasos na altura dos braços facilita o cuidado e manutenção.

horta vertical - doutissima - iStock

Espaço reduzido não é entrave para investir em uma horta em casa. Foto: iStock, Getty Images

Ideias para uma horta vertical

Confira a seguir algumas sugestões para você montar uma horta vertical em casa:

 

Vasos suspensos

HORTA VERTICAL 1 - doutissima - iStock

Sugestão usa os próprios vasos em que geralmente se colocam as mudinhas. Foto: iStock, Getty Images

 A versão mais simples desse tipo de plantação pode ser feita com os próprios vasos em que geralmente se colocam as mudinhas. Se for em um local fechado e protegido do vento, uma opção é suspender os potinhos com as plantas.

 

Horta esculpida

horta vertical doutíssima istock getty images

Outra opção é sobrepor vasos compridos, criando uma espécie de escultura. Foto: iStock, Getty Images

Outra maneira simples de montar uma horta vertical é sobrepor vasos compridos, criando uma espécie de escultura. Nesse caso, apenas a parte que fica exposta, nas extremidades, devem ser utilizadas como base para as plantas.

 

Cerca reaproveitada

horta vertical istock getty images vasos

Cercas de sacadas podem ser aproveitadas para prender os vasos. Foto: iStock, Getty Images

Há ainda uma ideia ótima para sacadas: usar um pallet de madeira para prender os vasos e então fixar o suporte na parede. Dessa maneira, a horta não ocupa o pequeno espaço de área aberta do seu apartamento. Em casas com pátio, a própria cerca que divide os terrenos pode servir de suporte.

 

Concreto vivo

HORTA VERTICAL 4 - doutissima - iStock

Blocos de concreto podem servir para a colocação de plantas. Foto: iStock, Getty Images

Mas se você quer extrapolar em criatividade, pode se inspirar em algumas outras opções. Muros podem ser feitos com blocos de concreto que deixam espaço para a colocação de plantas. Essa alternativa, porém, envolve construção e é mais prática se pensada no planejamento da casa antes da obra.

 

Plantas em casa melhoram o bem-estar

Cuidar da horta e de plantas é um tipo de terapia, mas os efeitos benéficos do verde não estão limitados somente a quem lida com a terra, sementes, folhas, flores e frutos.

Um estudo conduzido pela New University of Technology de Sydney avaliou os efeitos de plantas em ambientes de trabalho como escritórios. Os resultados impressionam: houve redução da tensão e estresse em 37%, depressão em 58%, hostilidade em 44% e cansaço em 38%.

Outro estudo, publicado pela University of Vermont, cita a habilidade das plantas de renovar e filtrar o ar que respiramos em casa. Alguns tipos específicos são ideais para remover poluentes e produtos químicos que ficam dispersos junto com o oxigênio.

A convivência com plantas melhora o bem-estar e o verde traz a natureza mais perto. Que tal começar hoje mesmo a projetar uma horta vertical e garantir alimentos ou temperos frescos todos os dias?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!