Exercícios

Academia na praça: 6 atividades físicas para praticar ao ar livre

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

Academia na praça é alternativa para quem já enjoou da musculação em ambientes fechados. O contato com a natureza e o ar puro podem fazer a diferença nessa hora e dar aquela energia extra que você precisa para sua rotina de exercícios.

academia-na-praça

Ambiente diferente da academia na praça é um destaque para o seu exercício. Foto: Shutterstock

Por que fazer academia na praça

O sobrepeso e a obesidade são problemas enfrentados por muitas pessoas em todo o mundo. E essas tendências preocupantes têm duas razões combinadas: mais calorias consumidas e menos calorias queimadas. Equação simples, não?

Mas nem tão fácil de resolver. Por inúmeros motivos, acaba sendo mais fácil ficar em casa do que ir até a academia. Então o foco recai sobre a motivação: como tirar a pessoa do sedentarismo? E a resposta pode estar na academia na praça, que oferece um momento para estar em contato com a natureza, se envolver em atividade física e relaxar.

Além disso, algumas pesquisas indicam que fazer academia na praça oferece uma série de benefícios para a saúde. Uma pesquisa da Universidade de Exeter revelou que pessoas que faziam atividades ao ar livre tinham mais motivação para repetir a atividade novamente. Já a Universidade de Glasgow descobriu que os exercícios em contato com a natureza podem diminuir os níveis de estresse, tensão e até de depressão.

Um dos efeitos positivos da academia na praça é que a exposição ao sol pode resultar em uma melhora nos níveis de vitamina D no organismo. Segundo a Universidade de Harvard, quem pratica atividades ao ar livre fortalece seu sistema imunológico e se previne melhor de 17 tipos de câncer.

Dicas para fazer academia na praça

Veja mais as atividades físicas que você pode fazer ao ar livre e faça a sua própria academia na praça:

1. HIIT

O High Intensity Interval Training não apenas queima muitas calorias, como acelera o metabolismo e provoca a liberação de hormônios anabólicos. Por isso, se você quer uma maneira rápida de perder peso, o HIIT pode ser a solução. Assim, escolha duas modalidades, como a caminhada e a corrida, por exemplo. Caminhe em um ritmo lento por 2 minutos e, em seguida, comece a correr como se sua vida dependesse disso por 20 segundos. Agora caminhe por 10 segundos. Repita mais 7 vezes.

2. Caminhada

Se você quer um exercício mais leve, a caminhada é uma boa opção. O próprio fato de que você está ao ar livre e absorvendo os raios do sol já podem fazer muito bem à sua saúde. Mas cientistas revelam que a caminhada ao ar livre diminui a incidência de dores de cabeça, aumenta a liberação de endorfina e melhora o condicionamento cardiovascular.

3. Aparelhos mais comuns

Alguns dos aparelhos de ginástica mais comuns nas academias de praça são o esqui, que trabalha basicamente coxas e glúteos; o simulador de cavalgada, para bíceps, quadríceps e costas; leg press, para coxas e glúteos; extensor, para diferentes partes da coxa; puxador, para as costas.

Todos eles costumam contar com pesos básicos. Por isso, adote a posição correta e capriche na série. Comece com uma série de 12 movimentos e, se estiver fácil, aumente para 15.

4. Patins

Patinar é um outro ótimo exercício. Ao andar de patins, você pode queimar muitas calorias, além de fortalecer os músculos inferiores. Se você não consegue se equilibrar, procure convidar um amigo para te dar um apoio nos primeiros dias. Mas com certeza, em pouco tempo, está será uma forma prazerosa de praticar exercício físico

5. Corda

Este é um exercício aeróbico completo que surpreende pelos resultados rápidos. Pode queimar quase o dobro das calorias de uma corrida, porque envolve a coordenação de diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, a sincronização dos pulos e pisadas e a contração constante do abdômen. Lembre-se de começar devagarinho e ir aumentando a quantidade de pulos. No início, 5 minutos vão parecer uma eternidade.

6. Aulas em grupo

Muitos locais oferecem aulas em grupo, como alongamento, yoga e até dança. Aulas em grupo podem dar uma motivação a mais para a pratica do exercício e facilitam a interação social. Ou seja, você se exercita e ainda por cima faz alguns amigos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!