Dica do Nutricionista

Como tomar whey protein da maneira correta e obter mais resultados

Por Redação Doutíssima 29/03/2014

Você já deve ter ouvido falar do whey protein, mas sabe o que é? É um suplemento composto por proteínas de soro hidrolisado que pode auxiliar na constituição da massa muscular, segundo o nutrólogo Mohamad Barakat, especialista em Nutrologia e Metabologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Devido as suas propriedades, esse composto alimentar invadiu e conquistou os adeptos da boa forma física e frequentadores de academia. Uma prova disso é que esse suplemento é responsável por 60% das vendas desse tipo de produto, de acordo com dados de 2014 da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri).

whey-protein-doutissima-iStock

Whey protein tem propriedades anti-hipertensivas e antiulcerosas, aponta estudo. Foto: iStock, Getty Images

Existe benefício em consumir whey protein?

Um estudo realizado pela Unicamp aponta que o whey protein tem propriedades anti-hipertensivas e antiulcerosas, além de reduzir a hiperglicemia e estresse.

“Se consumido de maneira isolado, o whey protein é absorvido muito rápido pelo organismo, entre 60 minutos no sangue e 90 minutos na célula, sem gerar inflamação, como pode ocorrer com outras proteínas.” afirma Barakat.

As proteínas são um dos principais constituintes dos músculos, além dessa função, ajudam na defesa e manutenção do organismo.

Mas os benefícios desse suplemento não param por ai. Segundo a a nutricionista Daiana Mafort, esse composto auxilia no emagrecimento quando associado a uma alimentação balanceada e atividade física.

De acordo com a nutricionista, esse suplemento tem sido indicado para idosos, pois durante a terceira idade ocorre a diminuição de massa muscular e aumento de gordura corporal. Por isso, nesse caso, o whey protein é eficaz.

Muitas pessoas que estão buscando a forma física ideal acabam recorrendo ao uso de suplementos, pois são compostos de proteínas do soro do leite e sem a gordura, diferentemente das fontes de proteína animal que apresentam gordura em sua composição.

Mesmo assim, o whey protein deve evitar ser consumido a longo prazo, sem indicação de um profissional e em excesso, pois pode causar problemas renais. Além disso, pode causar outros problemas de saúde, como o ganho de peso, perda de desempenho renal e desencadear processo inflamatórios.

Por isso, para evitar esse problemas de saúde a nutricionista do Hospital do Coração, Camila Garcia, recomenda que se faça uma rotina alimentar balanceada e, assim, evitar consumir tanta gordura animal ou, então, exagerar no suplemento.

Especialistas também apontam que o inchaço dos músculos não é um resultado positivo, pois isso indica que os rins estão sobrecarregados e o controle hídrico do organismo prejudicado por conta do consumo exagerado de suplemento.

Por isso, antes de começar a consumir esse tipo de compostos alimentares procure o seu médico e veja quais são as necessidades do seu corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!