Especialidades

Prevenção do HPV: veja 5 dicas para se manter longe da doença

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

O HPV é um vírus que afeta o ser humano. Existem mais de 120 tipos desse vírus. Após o contágio, ele pode permanecer no corpo sem causar qualquer tipo de lesão ou doença, mas pode também provocar verrugas nas mãos, órgãos genitais e até mesmo induzir ao aparecimento do câncer.

Entre as doenças sexualmente transmissíveis, o HPV é a mais conhecida e que possui maior incidência de casos. Conheça dicas para a prevenção do HPV e cuide-se!

prevenção-do-HPV

Proteja-se do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Foto: Shutterstock

Dicas para a prevenção do HPV

1. Reduza o número de parceiros sexuais

Um dos meios de prevenção do HPV é reduzir o número de parceiros sexuais. Na verdade, é uma questão de lógica: quanto maior o número de parceiros, mais risco de contrair ou transmitir a doença.

E isso não vale apenas para o HPV, é preciso ter cuidado com outros tipos existentes de DSTs, incluindo o vírus da AIDS.

2. Utilize preservativos sempre

Essa é a melhor dica de prevenção do HPV. Utilizar camisinhas com todos os parceiros sexuais, desde o inicio até o fim da relação sexual, é a maneira de não contrair nenhuma doença sexualmente transmissível. O uso de preservativos diminui muito a probabilidade de adquirir uma DST, incluindo HPV e o vírus da AIDS (HIV).

3. Não tenha relações sexuais quando suspeitar de alguma DST

Se acontecer de você suspeitar que seu parceiro tenha alguma doença sexualmente transmissível, não transe com ele. É altamente recomendável que você e o parceiro procurem um médico e façam todos os exames necessários, para que se alguém tiver a doença possa ser tratado.

Enquanto esperar os resultados dos exames, não tenha relações sexuais, a fim de evitar contrair ou transmitir alguma doença.

4. Não use automedicação

Muitas pessoas, quando possuem algum sintoma de doença, já vão logo se automedicando. Essa atitude é bastante errada e pode acabar com a prevenção do HPV. Isso porque pode acontecer da DST estar “mascarada”, ou seja, você vai achar que está curado mas na verdade o vírus vai continuar ativo.

Por isso, em caso de qualquer suspeita, sempre procure um médico. Ele que vai poder dar todas as orientações necessárias.

5. Nunca compartilhe objetos íntimos

Esse é um cuidado que se deve ter na prevenção do HPV. Não compartilhe objetos de uso íntimo com outros indivíduos. Outra dica importante é que você faça a higiene de objetos de uso comum antes de usar, como por exemplo, do vaso sanitário.