Especialidades

Entenda como evitar o contágio das verrugas genitais e não corra riscos

Por Redação Doutíssima 13/09/2014

Um percentual considerável das pessoas que praticam sexo já teve ou poderá ter verrugas genitais. A boa notícia é que existem dicas práticas para evitar o problema. Nesse artigo, você terá algumas dicas para aprender como evitar o contágio das verrugas genitais.

como-evitar-o-contágio-das-verrugas-genitais

Como verrugas são transmitidas no sexo, usar camisinha é uma medida básica. Foto: Shutterstock

O que causa as verrugas genitais

O nome do vírus causador dessas pequenas verrugas é papilomavírus humano e ele é sexualmente transmissível. É dessa forma que acaba indo de parceiro em parceiro. Porém, existem outros vírus causadores de verrugas genitais, mas esse é o mais frequente.

Mesmo se tratando de um problema sexualmente transmissível, não é algo grave. Na maioria dos casos, o próprio corpo evita que as verrugas surjam, combatendo o vírus.

Os locais em que elas costumam aparecer são na vulva, na cabeça do pênis, no saco escrotal, no ânus de ambos sexos e até na boca e garganta de pessoas que realizaram sexo oral em pessoas que já tinham o problema.

Em geral, os sintomas dessas pequenas verrugas são alguns inchaços nos locais onde elas se encontram, coceira e incômodo no local. Talvez o sintoma mais chamativo seja o sangramento, que pode ocorrer durante uma relação sexual. Também por isso, é vital saber como evitar o contágio das verrugas genitais.

Como evitar o contágio das verrugas genitais em 6 dicas

1. A primeira coisa a se fazer são testes para identificar o tipo de vírus que está causando as verrugas. Por mais que os vírus causadores sejam inofensivos em sua maioria, você pode ter contraído algo mais grave também.

2. A sinceridade é algo que pode fazer com que a propagação do vírus diminua. Conte ao seu parceiro sobre o problema. Ele vai entender e vocês sempre usarão camisinha durante as relações.

3. Evitar o sexo enquanto você estiver com as verrugas pode ser uma opção. Normalmente, os casais não são adeptos dessa estratégia. Querem saber como evitar o contágio das verrugas genitais, mas não querem ficar sem o sexo nesse período. A duração das verrugas costuma ser de alguns meses.

4. Você e o seu parceiro podem realizar regularmente testes para saberem se estão com a saúde íntima em dia. Muitas pessoas acabam contraindo doenças sexualmente transmissíveis e nem ao menos sabem disso. Está aí uma boa oportunidade de descobrir e evitar passar adiante o problema.

5. Antes de tomar qualquer tipo de medicamento para as verrugas, consulte o seu médico urologista ou ginecologista. Ele poderá realizar uma análise mais precisa e identificar o que você pode ou não tomar.

6. Se as verrugas já estiverem com tamanhos grandes e você não sabe mais como evitar o contágio das verrugas genitais, uma opção pode ser realizar uma cirurgia para a remoção delas. Mas a cirurgia só deve ser feita caso você esteja grávida e/ou as verrugas estiverem atingindo um tamanho muito grande.

Agora que você já sabe como evitar o contágio das verrugas genitais, não tem desculpa para contrair o vírus e sair “distribuindo ele”. Tenha relações seguras com camisinha e preserve a sua saúde e a dos outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!