Guia do Câncer

Prevenção do câncer de mama é vital para se manter longe da doença

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

A efetividade de um tratamento contra um câncer de mama depende do estágio em que é detectado. Alguns casos requerem radioterapia e quimioterapia, outros a retirada (às vezes total, às vezes parcial) da mama. Muitos, por fim, exigem todas as terapias possíveis em conjunto.

A busca pela cura da doença pode ser exaustiva para a paciente. Por isso a prevenção do câncer de mama é ainda a maneira mais indicada para evitar a exposição da mulher à agonia que a enfermidade carrega em si.

Prevenção do câncer de mama evita mortes

A partir de ações de prevenção do câncer de mama, calcula a Organização Mundial da Saúde (OMS), poderiam ser evitadas pelo menos 458 mil mortes anuais no Brasil – este é o número de pessoas vitimadas pela patologia anualmente.

prevenção-do-câncer-de-mama

Realize a mamografia a cada 36 meses a partir dos 30 anos de idade. Foto: iStock, Getty Images

Medidas simples ajudam na prevenção do câncer de mama

A prevenção do câncer de mama acontece com medidas simples. Uma delas é evitar o sobrepeso, que pode ter alguma influência no desencadeamento da moléstia.

Uma dieta balanceada, que absorva nutrientes de elementos naturais associada à prática regular de exercícios físicos contribui para o bom funcionamento orgânico, o que certamente evita que disfunções genéticas ocorram.

Evitar bebidas alcoólicas é outra atitude importante, considerando que o álcool é mais um fator de risco para o desenvolvimento de tumores. Da mesma maneira, a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos deve ser vetada.

Ainda não se sabe ao certo se o uso de pílulas anticoncepcionais pode elevar o risco de câncer nos seios. O que se sabe é que há predisposição de algumas mulheres à doença, especialmente as que adotam contraceptivos orais com dosagens elevadas de estrogênio, as que tomam a medicação por longos períodos e as que usam anticoncepcional desde muito jovens – isso inclui antes da primeira gravidez.

A importância da mamografia

A checagem regular dos seios pelo médico ou profissional da saúde é fundamental para a prevenção do câncer de mama. É que, a detecção de irregularidades no autoexame pode ser tardia. Portanto, nenhuma medida substitui o exame especializado periódico.

A mamografia é outra forma pró-ativa de lidar com o problema dos tumores. A recomendação é que este tipo de checagem seja feito a cada três anos a partir dos 30 anos de idade e anualmente depois dos 40, ou sempre que houver qualquer suspeita de anormalidade.

Eliminar o cigarro da rotina é mais um conselho de oncologistas, mastologistas e ginecologistas. O tabaco tem papel importante no aparecimento de diversas patologias, entre elas, as neoplasias.

Fazer uso de preservativos durante as relações sexuais é igualmente uma forma de prevenção do câncer de mama. Ao evitar o ingresso de bactérias e vírus indesejados no organismo, a mulher também impede que microorganismos interfiram no ciclo das células.

O câncer de mama acontece pela falha na cópia genética de algumas células, que passam a se reproduzir aceleradamente. Vários são os tipos de câncer, mas as investigações que apontam para a cura total da doença ainda são inconclusivas.

As medidas de prevenção dos tumores nos seios são recomendadas por médicos e cientistas, ainda que saibam apenas que o câncer de mama acontece por uma combinação de fatores, que inclui causas externas e metabólicas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!