Dieta

Poder da dieta: Veja como prevenir as espinhas com boa alimentação

Por Redação Doutíssima 25/09/2014

Se você é chocólatra, certamente já ouviu aquele famoso alerta de que “quem come muito chocolate tem espinha na cara”. Mas a realidade é que não existem provas científicas que associem especificamente o chocolate à acne.

Em contrapartida, sobram evidências de que uma dieta saudável e balanceada, com determinados tipos de alimentos, é uma maneira eficaz para prevenir o aparecimento das tão detestáveis espinhas. Quer saber como prevenir as espinhas com boa alimentação?

como-prevenir-as-espinhas-com-boa-alimentação

Consumo de frutas secas é importante maneira de prevenir a ocorrência de acne. Foto: Shutterstock

Como prevenir as espinhas com boa alimentação

Antes de saber como prevenir as espinhas com boa alimentação, alguns esclarecimentos são necessários. Embora os alimentos não sejam a causa das espinhas – que normalmente estão associadas às alterações hormonais experimentadas por nosso organismo –, a verdade é que certos alimentos ajudam a prevenir o seu aparecimento.

Você já deve ter escutado que a acne é causada pela obstrução dos poros da pele, causada pela produção excessiva de secreção das glândulas sebáceas, que então causa um acúmulo de graxa e sujeira. E é justamente nesse contexto que como prevenir as espinhas com boa alimentação é possível, já que com uma dieta equilibrada existe a possibilidade de reduzir a estimulação hormonal das glândulas sebáceas. Além disso, alguns alimentos trazem claramente benefícios à pele.

Confira abaixo o que é imprescindível para sua dieta e como prevenir as espinhas com boa alimentação.

Evite açúcares e gorduras, mas não totalmente

No início do texto falamos que o consumo excessivo de chocolate não está relacionado diretamente ao aparecimento das espinhas. Na verdade, o que está provado é que a ingestão excessiva de açúcares (incluindo o chocolate, claro) afeta sensivelmente a liberação de insulina que, por sua vez, estimula a liberação do sebo que pode ocasionar a obstrução dos poros e favorecer o surgimento da acne. Evite, portanto, principalmente os chocolates brancos (que têm mais açúcar do que os chocolates pretos), as bolachas recheadas e as batatas fritas.

Entretanto existem alguns ácidos graxos que são benéficos para a pele, como é o caso do ômega 3. Por isso, é preciso controlar o consumo excessivo de açúcares e gorduras, mas não eliminar essa última totalmente da dieta, já que em algumas formas ela traz benefícios – é importante levar a qualidade da gordura consumida em conta.

Em resumo, é importante o consumo de alimentos que contenham baixo índice glicêmico e que o elevem de forma lenta.

Aposte nas vitaminas

Consumir as vitaminas A, D e E é uma ótima forma de como prevenir as espinhas com boa alimentação, já que elas trazem muitos benefícios para a pele. Alguns dos alimentos que contêm níveis mais altos de vitamina A, na forma de betacaroteno, são a carne de fígado e o suco de cenoura – o betacaroteno é o mais indicado, porque não é tóxico, até mesmo em doses altos, ao contrário de outras fontes de vitamina A que, se ingeridas em excesso, podem ser prejudicais. Quanto à vitamina D, pode ser obtida através de peixes como o atum e o salmão, além de hábitos como se expor ao sol – com cuidado.

Dê prioridade para frutas secas e proteínas com selênio

De acordo com algumas pesquisas, o selênio é um dos minerais antioxidantes mais importantes para a pele do ser humano. É que, através das constantes transformações pelas quais passa, combate fortemente os radicais livres, que destroem as células da pele e favorecem o aparecimento da acne. As nozes são uma ótima fonte de selênio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!