Cirurgia Plástica

Confira quando a mamoplastia redutora é uma indicação médica

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

Muitas são as mulheres que aderem ao silicone para aumentar os seios atualmente. Por outro lado, outras nem pensam nisso, pois seu desejo é reduzir o tamanho das mamas, ou seja, realizar a mamoplastia redutora.

Mamoplastia redutora: quando os seios são problema

O tamanho dos seios é determinado pelos genes, hormônios, estrutura corporal e peso. Para a maioria das mulheres, o tamanho das mamas é proporcional ao corpo, mas, para outras, os seios são particularmente grandes. Quando eles causam problemas à saúde ou se tornam um problema estético, a mamoplastia redutora pode ser uma opção considerada.

mamoplastia redutora

Seios muito grandes podem provocar dor nas costas, no pescoço ou nos ombros. Foto: Shutterstock

Quando fazer a mamoplastia redutora

As principais queixas de mulheres com seios excessivamente grandes nem estão na questão estética, que normalmente resulta em falta de confiança e baixa autoestima. O problema mais relatado é o desconforto físico.

As mamas podem ser desproporcionais ao resto da estrutura do corpo e, por isso, podem impactar na postura corporal e provocar dores no pescoço e nas costas. Nestes casos, a mamoplastia redutora é uma indicação médica.

A mamoplastia redutora é indicada quando a mulher tem algum tipo de desconforto com o tamanho das mamas. Alguns casos de redução podem ser feitos apenas com dieta, já que os seios podem ser grandes devido ao excesso de peso. Confira em que situações a mamoplastia redutora deve ser cogitada.

– Tem dor nas costas, no pescoço ou nos ombros causada pelo peso dos seios;

– As alças do sutiã cortam a sua pele dos ombros por não suportarem o peso das mamas;

– Tem irritação da pele abaixo do sulco da mama;

– Flacidez ou seios pendentes;

– O mamilo fica abaixo do sulco da mama;

– As auréolas dos seios são alargadas;

Para isso, realizar a mamoplastia redutora, médicos alertam que exames físicos devem atestar que você está fisicamente saudável e não fuma ou está disposta a ficar em abstinência por 30 dias antes da operação, além de ter expectativas realistas.

Como é feita a mamoplastia redutora

Um procedimento de mamoplastia redutora visa reduzir o tamanho total das mamas, o peso e o volume. Além da retirada do excesso de gordura e de pele, o cirurgião plástico responsável por este tipo de procedimento faz o remodelamento do seio no formato de cone, que é a sua forma natural.

A cicatriz da mamoplastia redutora fica em formato de T, mas dependerá do tamanho da mama. Ela se inicia ao redor das auréolas, em uma linha vertical, descendo até o sulco da mama.

A mamoplastia redutora é realizada com anestesia geral e dura de três a quatro horas. Estima-se que, depois de 20 dias, a paciente que se submeter à mamoplastia redutora já pode retomar a sua rotina.

Perigos da mamoplastia redutora

Como todo o procedimento cirúrgico, existem alguns riscos na mamoplastia redutora. Por isso, é sempre recomendável procurar um cirurgião plástico de sua confiança e realizar os exames pré-operatórios. Raramente, a mamoplastia redutora resulta em complicações sérias.

Os riscos específicos da mamoplastia redutora podem ser de perda da sensibilidade, cicatriz no local onde são feitos os cortes para a operação e capacidade de amamentação após a cirurgia. Se a amamentação é uma preocupação, procure discutir com seu cirurgião plástico sobre os riscos antes da operação. Existem técnicas atuais que evitam estes tipos de risco.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como é feita a cirurgia de prótese de silicone

Silicone melhora sua vida sexual. Você acredita?

Como escolher a sua prótese de silicone

Silicone: boa ou má? Cirurgião plástico tura todas as suas dúvidas

4 dicas importantes para colocar silicone com segurança

Cirurgia plástica: mitos e verdades

Os riscos da cirurgia plástica