Guia do Câncer

Câncer de garganta: da prevenção ao tratamento da doença

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Um tipo bastante comum de câncer, o de garganta, atinge regiões como a faringe e a laringe. A boa notícia é que, quando descoberto precocemente, tem grande chance de cura.

 

Um dos grandes problemas do câncer de garganta é que as pessoas desconhecem seus sintomas e a busca pelo tratamento acaba sendo tardia. Saiba mais como prevenir e tratar essa doença que afeta tantas pessoas.

câncer-de-garganta

Atacar os fatores de risco é a melhor forma de se manter longe da doença. Foto: iStock, Getty Images

Causas e sintomas do câncer de garganta

 

São sinais de alerta para câncer de garganta sintomas como dor, nódulos e desconforto na região do pescoço; tosse recorrente com ou sem sangue; rouquidão e perda de voz com frequência; dificuldade para engolir; dificuldade para respirar da forma correta ou sons diferentes e perda de peso.

 

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de câncer, como a pré-disposição genética. Mas, os maus hábitos e fatores externos precisam ser seriamente levados em consideração.

 

O tabagismo gera muitos danos ao corpo humano e, entre eles, afeta a garganta. O excesso de consumo de álcool, exposição a substâncias tóxicas e radiação também são causas para o surgimento deste tipo da doença.

 

Alguns estudos indicam que o Papiloma Vírus Humano – HPV, transmitido pelo sexo oral desprotegido, pode ser uma das principais causas do câncer de garganta. O HPV é um vírus que causa lesões em mucosas e na pele.

 

Como prevenir o câncer de garganta

 

Os fatores externos que causam o câncer de garganta podem ser prevenidos com mudanças nos hábitos de risco. Parar ou diminuir o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas são fundamentais.

 

A prática do sexo oral deve ser feita com o uso de camisinha. Exposição a gases e produtos tóxicos deve ser evitada ou realizada com equipamento de proteção individual.

 

Exames de revisão de saúde devem ser realizados, ao menos uma vez ao ano, especialmente quando há o risco genético. A chance de cura é muito nesse tipo de câncer quando a doença é diagnosticada a tempo.

 

Vale lembrar ainda que seguir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fatores de prevenção para qualquer doença.

 

Tratamento é variável

 

Como já citado, o diagnóstico precoce é decisivo para o resultado do tratamento e cura do câncer de garganta. A escolha do tipo de tratamento irá depender onde o tumor está alojado, seu tamanho, se já está espalhado (com metástase), entre outros. O médico ainda pode, após avaliação da situação, fazer a retirada da área cancerosa através de cirurgia.

 

Opções frequentes de tratamento são a radioterapia e a quimioterapia. Na radioterapia a região onde se encontra o tumor recebe sessões de radiação. Essa ação modifica o material genético da célula maligna com o objetivo de destruir sua capacidade de se multiplicar.

 

A aplicação da radiação é indolor e é feita em várias sessões curtas. A radioterapia pode ou não ser combinada com a quimioterapia.

 

Já a quimioterapia é o tratamento onde são administrados medicamentos químicos. Quando destinada ao tratamento do câncer, é chamada de quimioterapia antineoplásica. Os compostos químicos utilizados no tratamento do câncer visam atacar as células malignas.

 

O médico pode optar pelo uso de um tipo de medicamento ou realizar aplicações de diferentes drogas, em ciclos, para atacar as células cancerígenas em todas as fases de renovação celular.