Remédios Caseiros

Trate a garganta irritada com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A garganta irritada pode ser o primeiro sintoma de um resfriado, um sinal de danos nas cordas vocais ou a indicação de algo mais sério. Essa coceira insuportável, que pode durar horas, dias, semanas ou até meses, pode ser combatida com medicamentos, mas também com simples remédios naturais que você pode preparar em casa.

garganta-irritada

Seja qual for a sua origem, a irritação na garganta pode ser aliviada de maneira caseira. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a garganta irritada?

Na maioria dos casos, a garganta irritada não é crônica, mas sim um problema simples, geralmente causado por algum tipo de reação alérgica. Mas as origens desse incômodo podem ser várias, como infecções virais, bacterianas ou fúngicas; irritação devido à poluição, tabagismo, refluxo ácido, ar seco e desgaste nas cordas vocais.

Não raro a garganta irritada surge acompanhada por dor de cabeça, dor de estômago e glândulas inchadas. Se esses sintomas aparecem, é recomendado que se procure uma ajuda médica imediata. Nos demais casos, o problema pode ser tratado com simples remédios caseiros. Veja abaixo algumas das receitas que preparamos para combater esse desconforto.

Remédios caseiros para aliviar a garganta irritada

Gargarejo com água salgada

Esse é um típico remédio que as avós costumam recomendar, sem nem saber direito o motivo. O que acontece é que, quando a garganta dói, independentemente da causa, é porque as células das mucosas tornaram-se inchadas e inflamadas.

O gargarejo com água salgada ajuda a curar essa inflamação. Isso porque os sais de função primária podem extrair a água, diminuindo o inchaço celular e aliviando a dor. Ele também ajuda a limpar o excesso de muco, permitindo que o seu nariz, caso esteja entupido, seja drenado corretamente. É só aquecer um copo com água até que fique morno, misturar bem com sal e fazer o gargarejo três vezes ao dia.

Vinagre de maçã e mel

O vinagre de maçã possui altos níveis de acidez, que pode matar as bactérias de forma bastante eficiente. Se misturado com mel, aumenta a chance de aliviar a garganta irritada. Misture o vinagre de maçã com mel em água muito quente e beba enquanto a mistura ainda estiver quente.

Como o vinagre tem um gosto muito forte, você pode não gostar de engolir ele puro. A dica, nesse caso, é usar duas colheres de sopa de vinagre de maçã misturadas em meia xícara de água morna. Gargareje uma vez por dia.

Gargarejo com sálvia

A sálvia foi utilizada na medicina há muito tempo, bem antes de entrar na cena culinária. Algumas pessoas dizem que podem curar um pouco de tudo, inclusive a garganta irritada. A sálvia é um adstringente e por isso, quando consumida, faz com que os tecidos do corpo se contraiam. O resultado é a redução do inchaço na garganta.

Os ácidos fenólicos da sálvia são conhecidos por lutar e matar as bactérias ruins que poderiam ser as culpadas ou contribuintes para os seus sintomas. Neste caso, uma boa maneira de usá-la é na forma de um gargarejo. Ferva um copo de água e, em seguida, despeje algumas folhas de sálvia. Cubra e aguarde a infusão por 20 minutos, depois coe, adicione sal e faça o gargarejo quantas vezes for necessário.