Medicina Alternativa

Homeopatia para sinusite promete controlar efeitos da doença

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

Só quem sofre de sinusite sabe quão ruim é passar pelas suas crises. Conviver com dores de cabeça, olhos inchados e mal estar, além da sempre presente obstrução nasal, é comum ao paciente da doença, que pode atingir até 40% da população mundial.

Por causar a inflamação das mucosas dos seios da face, o tratamento convencional, à base de remédios e sprays nasais, é o mais usado. Mas você já pensou que a homeopatia para sinusite pode ser uma boa opção na busca pela qualidade de vida?

homeopatia-para-sinusite

Medicina alternativa garante ajuda no tratamento da sinusite. Foto: iStock, Getty Images

Por ser uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa, a sinusite tem vários desencadeadores externos, que podem ser desde uma inflamação com origem alérgica ou mesmo por poluentes como poeira, pólen ou ar seco, até por situações emocionais e rinite crônica, por exemplo.

A homeopatia para sinusite é usada, principalmente, para tratar as vias aéreas com produção de muco, mas também agindo no emocional do paciente.

Como funciona a homeopatia para sinusite

Agindo de forma preventiva, a homeopatia para sinusite conquista os primeiros sucessos no tratamento já nos primeiros dias de uso. O ideal é que o paciente busque por um médico homeopata, que consiga entender a origem das crises e possa fazer um plano de tratamento adequado.

As fórmulas mais usadas pela homeopatia para sinusite são as da Hydrastis canadensis, Kali bichromicum e Mercurius solubilis, todas capazes de tratar a vias aéreas com produção de muco, como é o caso da sinusite.

Os chás também são aliados no tratamento homeopático. A tanchagem, por exemplo, é usada quando a garganta está comprometida. O alecrim é o responsável por melhorar o humor e a camomila e capim santo para quem sofre com as alergias.

A indicação do chá de hortelã é para quem sofre com o ar-condicionado, frequentemente usado nas empresas e durante os dias mais quentes.

Para quem acredita que o tratamento com homeopatia é caro, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece desde 2006 a homeopatia para sinusite. Pacientes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já têm o tratamento garantido pelo SUS nas unidades de saúde.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), inclusive, tem um setor dedicado a pesquisas em homeopatia que devem ser oferecidas na rede pública.

A atitude e comprometimento também são partes importantes na busca pelo sucesso da homeopatia para controlar os sintomas da sinusite. Não basta apenas o paciente buscar por um tratamento alternativo se ele mantém os mesmo hábitos.

Dicas como manter a casa sempre arejada e limpa, trocar os filtros do ar-condicionado, beber água em abundância e não fumar ajudam no controle das crises.

De forma geral, a homeopatia para sinusite não têm contraindicações ou efeitos colaterais. O importante é o paciente estar ciente da qualidade do profissional que ele buscou para lhe receitar o tratamento.

Fórmulas usadas pela homeopatia para sinusite

– Mercurius solubilis 

– Hydrastis  canadensis

– Kali bichromicum

– Pulsatilla 

– Hepar sulphuris

– Sílica 

– Mercurius solubili

– Pyrogenio

– Kali iodatum

– Bryonia alba

– Mezereum

– Lachesis mutus