Medicina Alternativa

Técnicas alternativas ajudam na cura da depressão

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Para a cura da depressão não são apenas medicamentos que funcionam. Estudos recentes indicam que algumas técnicas alternativas e remédios naturais podem ajudar no tratamento dessa condição e de outros problemas que muitas vezes a acompanham. Em certos casos, os medicamentos antidepressivos são capazes de ter efeitos colaterais indesejados.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de depressão. Dados do IBGE revelam que, no Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com a condição, o que equivale a 11 milhões de brasileiros.

cura da depressao

Acupuntura e aromaterapia são alternativas para tratamento de depressões leves. Foto: iStock, Getty Images

 

Cura da depressão: técnicas alternativas

A depressão é tratável, até mesmo em suas formas mais graves. Quanto mais cedo a pessoa procura ajuda, mais eficaz o tratamento será. Além disso, o tratamento imediato reduz significativamente a probabilidade de reincidência. Se você é diagnosticado com algum tipo de doença depressiva, as terapias mais comuns são medicamentos e psicoterapia.

 

No entanto, nem sempre todas as pessoas têm a possibilidade de se submeter a esse tipo de tratamento, e muitas vezes eles podem não dar o resultado esperado.

Um estudo recente publicado no Journal of the American Medical Association, por exemplo, sugere que recém-nascidos cujas mães usam medicação antidepressiva durante os estágios finais da gravidez talvez estejam em maior risco de hipertensão pulmonar persistente.

 

Por isso, buscar alternativas ou complementos para a cura da depressão pode ser a chave para garantir o sucesso do tratamento.

 

Técnicas alternativas para a cura da depressão

Várias técnicas alternativas são capazes de ter eficácia em casos leves e moderados de depressão. Elas podem atuar beneficamente em conjunto com medicamentos e terapia em casos mais graves da doença. Conheça as técnicas que ajudam na cura da depressão:

 

1. Acupuntura

A acupuntura pode ser utilizada para estimular a produção química no cérebro que melhora o humor e alivia a tensão do corpo e da dor associadas à depressão. Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine revela que a técnica é capaz de ajudar com efeitos colaterais dos antidepressivos.

 

2. Aromaterapia

A aromaterapia opera no princípio de que certos óleos derivados de plantas ajudam a estimular emoções diferentes – relaxamento para aliviar ansiedade ou incentivo para humores positivos.

Segundo um estudo do Instituto Coreano de Medicina Oriental de Daejeon, na Coréia do Sul, essa terapia é uma opção valiosa para a redução de estresse, ansiedade e pode ser uma aliada na cura da depressão.

 

3. Imaginação guiada

É uma forma de terapia que visa liberar emoções negativas e criar mentalidade positiva. Um estudo preliminar, publicado no Archives of Psychiatric Nursing em 2009, indicou que após 10 dias desse tratamento, as pessoas mostraram melhora significativa na depressão.

Além disso, uma pesquisa publicada na Cancer Nursing, em 2002, determinou que a imaginação guiada pode ajudar na cura da depressão entre pessoas com câncer.

 

4. Massagem terapêutica

Os músculos às vezes armazenam tensão, o que é capaz de levar uma pessoa a sentir-se enfraquecida. Com a depressão não é diferente, especialmente se você está tendo dificuldades para encontrar energia para sair da cama de manhã.

A massagem terapêutica pode de ajudar. De acordo com uma revisão de estudos anteriores realizada por pesquisadores da Universidade de Miami, essa terapia alivia a depressão e a ansiedade.

 

5. Meditação

Usando essa técnica budista antiga, uma pessoa com depressão consegue melhorar sua visão sobre a vida enquanto fortalece a conexão entre mente e corpo.

Pesquisadores da Universidade de Oxford dizem que a terapia cognitiva baseada em mindfulness, ou vipassana, pode melhorar casos de depressão como se fosse uma medicação. A técnica envolve uma maior consciência sobre as funções do corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!