Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de carqueja

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

A natureza está cheia de plantas milagrosas, das quais extraímos ingredientes para fazer nossos próprios remédios caseiros. Um deles é o chá de carqueja. A carqueja é uma planta muito comum no Brasil e em muitos países da América do Sul. Seu sabor amargo característico a afasta de muitas pessoas, mas os seus inúmeros benefícios valem todo o esforço.

cha-de-carqueja

Chá de carqueja é benéfico para tratar uma série de doenças e condições. Foto: iStock, Getty Images

Por que consumir o chá de carqueja?

 

Ao tomar um chá de carqueja, é possível se beneficiar de todas as suas propriedades – diuréticas, anti-inflamatórias, antibióticas, antiasmáticas, antigripais, laxantes, sudoríficas e vermífugas, entre outras.

 

Seus principais efeitos podem ser vistos em problemas hepáticos, mas há quem diz que a infusão é um ótimo afrodisíaco e ainda auxilia na perda de peso. Veja quais são os principais benefícios medicinais do chá de carqueja.

 

Principais benefícios do chá de carqueja

 

Efeito detox

 

O chá de carqueja é um ótimo diurético, com capacidade para manter o corpo limpo, e, portanto, muito seguro. Ele ajuda o organismo a eliminar as toxinas, grandes responsáveis por vários problemas de saúde.

 

Perder peso

 

Esta planta é muito útil e altamente eficaz para perda de peso, porque com o seu benefício de desintoxicar o organismo, consegue descartar também os resíduos e excesso de gordura acumulada, o que gera o excesso de peso. Se você manter uma boa rotina de exercícios adequados, uma alimentação saudável e o consumo do chá de carqueja, poderá ver resultados muito positivos em seu peso.

 

Diabetes e colesterol

 

Ainda sobre o seu efeito positivo na eliminação de toxinas do organismo, devido às suas altas propriedades de limpeza, isso o torna ideal para diabéticos, pessoas com colesterol elevado, excesso de peso, triglicerídeos, etc.

 

Pele

 

Se você beber o chá regularmente, vai conseguir melhorar problemas de dermatite, acne, pele sem brilho e seca, erupções cutâneas, manchas do rosto, entre outras. Se, além de beber a infusão, você combinar isso com uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, sua pele vai ficar linda e saudável.

 

Problemas de fígado

 

Um dos seus maiores benefícios do chá é a sua ação poderosa contra doenças do fígado. Se você sofre de alguma doença desse tipo, basta beber esta infusão diariamente.

 

Problemas do estômago

 

O chá de carqueja é eficaz para manter o funcionamento do estômago. Suas propriedades ajudam a uma boa digestão e resolvem problemas como a gastrite. Para isso, basta tomá-lo depois das suas refeições, ou sempre que sentir algum desconforto no estômago.

 

Parasitas intestinais

 

Este chá, assim como o tônico feito a partir da planta, ajuda a eliminar parasitas intestinais. Mas é claro que este método caseiro deve ser feito diariamente para que os efeitos sejam os esperados.

 

Afrodisíaco

 

Esta planta é também conhecida por estimular o desejo sexual e tem sido usada para combater a impotência e a infertilidade masculina e feminina. O grande segredo por trás do chá de carqueja está em sua ação de estímulo das principais glândulas que regem o corpo em geral. Ele pode dinamizar a libido em mulheres, ajudando a induzir a excitação e também ao orgasmo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!